Projeto “Caçamba Volante” é firmado entre Semea, Prudenco e Polícia Ambiental

Caçambas serão colocadas às quintas nos bairros e recolhidas às segundas; objetivo é atender a população aos finais de semana quando os ecopontos estão fechados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/07/2022
Horário 15:18
Foto: Elisângela Lucca
Nesta primeira etapa, projeto irá atender 10 bairros de Prudente
Nesta primeira etapa, projeto irá atender 10 bairros de Prudente

Nesta quinta-feira foram instaladas as primeiras caçambas do projeto Caçamba Volante. As estruturas são posicionadas em pontos estratégicos dos bairros todas as quintas-feiras e recolhidas na segunda-feira, para que não haja acúmulo de lixo. A iniciativa é um projeto da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e a Polícia Militar Ambiental.

Nesta primeira etapa, o projeto irá atender 10 bairros de Prudente, são eles: Jardim Maracanã, Jardim Morada do Sol, Parque Furquim, Servantes, Ana Jacinta, Jardim Vale do Sol, Jardim Prudentino, Jardim Novo Prudentino, Anita Tiezzi e Parque Watal Ishibashi. Já foram instaladas cinco caçambas, sendo que o restante será posicionado até a próxima segunda-feira (18).

A implantação do Projeto “Caçamba Volante” foi articulada em reunião entre o secretário do Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, na sede da Polícia Militar Ambiental, com capitão Julio César Cacciari de Moura e o presidente da Prudenco, Valdecir Vieira.

Segundo o titular de Meio Ambiente, o projeto é de suma importância para amenizar a situação do lixo, que muitas vezes é descartado pela população em locais inadequados. “Nós precisamos da colaboração de todos. A parceria com a Polícia Militar Ambiental traz uma segurança maior para o projeto, já que a fiscalização das caçambas será feita pela corporação”, diz.

O presidente da Pudenco enfatizou que a escolha dos locais foi feita por meio de uma análise realizada pela própria empresa. “Nós listamos os bairros em que encontramos um número maior de acúmulo de lixo. Assim chegamos de início nesses 10 bairros. Mas de acordo com o volume, gradativamente, a ideia é atingir toda a cidade”.

A população poderá descartar móveis velhos e materiais que normalmente são levados para os ecopontos. Essa é uma forma de auxiliar a população, já que Prudente possuí 3 ecopontos, mas o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.

O capitão Cacciari lembra a população que descartar lixo em local indevido é crime, e que em caso de flagrante, a pessoa será encaminhada para a delegacia de Polícia Civil, onde será registrado um boletim de ocorrência.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também