Nesta semana, Pirapozinho recebeu representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) de Presidente Prudente e Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, para o reconhecimento do projeto “Café com Creas”.
A iniciativa é desenvolvida pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Pirapozinho e tem como finalidade oferecer acolhimento, escuta qualificada e cuidado aos idosos em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, o projeto atende 48 idosos no município por meio de visitas domiciliares realizadas por técnicos da assistência social. Durante os encontros, os profissionais entregam um kit com itens para o café e, principalmente, dedicam tempo para ouvir, conversar e oferecer companhia aos atendidos. A ação visa fortalecer vínculos familiares e comunitários, prevenindo situações de negligência e ampliando a rede de proteção social.
Pirapozinho está entre os 26 municípios selecionados em todo o Estado de São Paulo para terem suas iniciativas reconhecidas como referência em boas práticas voltadas à população idosa. A seleção reforça a importância e a efetividade do projeto "Café com Creas", que tem se destacado por seu impacto positivo na vida dos atendidos.
A visita técnica contou com a presença de Suzana Paiva (coordenadora do projeto e docente da Unesp de Araraquara), além de Daniele Ribeiro da Silva (coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso), e Jeverson Mauro Zanuto (técnico de referência do mesmo programa, ambos representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social). Também estiveram presentes Rita Nazareth Sapia Gama Martins (diretora da Drads de Prudente) e Aryane de Almeida Santana (chefe de seção da Drads).
O prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani (PSD), participou do encontro ao lado da diretora da DMAS (Divisão Municipal de Assistência Social), Gisele Ambrozio, além da equipe de referência do Creas, coordenado por Joyce Bazan.
Para o prefeito, o reconhecimento estadual do projeto é motivo de celebração. “Ver o projeto ‘Café com Creas’ sendo reconhecido pelo Estado é um orgulho enorme para todos nós. Isso mostra que o trabalho da nossa equipe está fazendo a diferença na vida de quem mais precisa”.
“O projeto nasceu da necessidade de estarmos mais próximos dos nossos idosos, levando não apenas assistência, mas também carinho, respeito e dignidade. Ver esse trabalho sendo reconhecido por representantes do Estado e da academia, nos motiva ainda mais a continuar fortalecendo essa rede de cuidado e proteção. É um trabalho feito com o coração por toda a equipe da assistência social de Pirapozinho”, destaca Gisele Ambrozio da DMAS.
Foto: Cedida
“Café com Creas” entrega kits com itens para café aos idosos