O projeto “1º Circuito de Contação de Histórias no Pontal” percorreu quatro cidades do Pontal do Paranapanema com atividades de contação de histórias, mediação de leitura e oficinas para formação e aprimoramento de técnicas de contação para professores e arte-educadores.
O projeto mobilizou mais de 2 mil pessoas entre os meses de outubro e novembro, nas cidades de Teodoro Sampaio, Taciba, Sandovalina e Presidente Bernardes, com acesso gratuito. A ação, segundo a produtora cultural do projeto, Cida Camargo, foi realizada através da Olho Nu Promoções e Eventos Ltda em parceria com os municípios e foi organizada em espaços diversos como bibliotecas públicas, centros culturais e auditórios.
De acordo com Cida Camargo, a proposta do projeto é criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida, transformando tanto o narrador, como o ouvinte. “Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. O contador de histórias trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que se possa aprender a falar, escrever, ler e pensar melhor”.
Ainda de acordo com a produtora cultural, as contadoras de histórias – Sula e Cida Santos – realizavam quatro sessões com até 50 minutos de duração, nos três períodos – manhã, tarde e noite – totalizando 12 sessões por dia em cada cidade.
Foto: Cedida
Projeto “1º Circuito de Contação de Histórias no Pontal” passou por quatro cidades, entre elas, Teodoro Sampaio