Projeto de escola de PP é apresentado em Marília

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 26/06/2016
Horário 10:37
 

O trabalho com um blog educacional desenvolvido em sala de aula no 3º ano C do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio Moreira Lima, em Presidente Prudente, foi apresentado na 16ª Jornada Pedagógica: Teoria Prática na Formação de Professores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília. O evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de junho, e o trabalho foi apresentado pela professora Renata Daniela Silva de Cristo, que desenvolve atualmente o projeto com os alunos do 3º ano. Esta é a segunda vez que o trabalho é realizado. "Fizemos no ano passado com uma turma de 4º ano, e desta vez o nome da página é Blogueando com o 3º ano C", comenta.

Jornal O Imparcial Alunos tomaram gosto por leitura por meio do blog

A professora já faz parte de um grupo de pesquisa do Departamento de Educação da Unesp de Prudente, e foi convidada a apresentar o projeto no encontro de educadores e pesquisadores em Marília. Ela criou um esquema de ensino de produção de texto diferenciado, em que os alunos aprendem sobre estilo textual de um diário – previsto na grade curricular do ensino fundamental – com ferramentas digitais, no intuito de despertar o interesse geral da sala. E despertou, pois atualmente eles têm a preocupação com a escrita e o gosto por ler e escrever, já que o material não deve conter erros para ser publicado.

O trabalho foi iniciado em um caderno de brochura grande, em que os alunos coletivamente relatavam suas experiências diárias. "Eles escreviam sua rotina. Depois os desafiei a transformar os relatos em diário virtual, onde entra o blog, aproveitando que a internet é algo que eles adoram. Tenho, até, aluno com canal no YouTube", explica.

"O trabalho passou por três docentes da universidade. Todos aprovaram. Fiz uma explanação geral e depois abrimos para perguntas. Muitos professores disseram que também vão aplicar em suas turmas", relata. A professora diz que neste ano os resultados têm sido tão positivos como no ano passado.

Tiago Gonçalves, 8 anos, não gostava muito de ler. "Eu usava mais o computador para jogar. Mas agora meus interesses são outros. Não era fã de leitura, e agora tenho cinco livros grossos. Leio todos os dias", relata. Outro aluno que tomou gosto pelas letras é João Pedro, também de 8 anos, que tem um canal no YouTube. "Melhorei o meu texto e escrevo melhor. Aproveito o canal para publicar o blog e render mais acessos", explica.

 

Aprovação


Não foram somente os pesquisadores da Unesp e os alunos que gostaram da ideia. Os pais agradecem a iniciativa da educadora. Rosangela Alves Soares, 42 anos, mãe de um dos meninos da sala, diz que sempre incentivou a leitura, mas não tinha êxito até o pequeno participar do projeto. "Com a era digital, eles querem jogar, e este projeto deu um grande incentivo. Ele passou a pedir para comprar livros, algo que não ocorria. O senso de compromisso também melhorou", destaca.

Letícia de Paula Silvam, 36 anos, mãe de uma aluna, diz que o desempenho escolar geral de sua filha melhorou bastante. "É genial. Ela aprende e brinca ao mesmo tempo, quando se trata das atividades para o blog", expressa.

A diretora da unidade, Adriana Agudo Lima, também tece elogios. "A gente vê que as crianças se sentem incentivadas por trabalhar com um meio eletrônico atual. Elas mobilizam seus familiares e todos nós. É notório o desenvolvimento do trabalho e a empolgação por algo tão diferente", observa.

 

SERVIÇO


BLOG

O trabalho dos pequenos podem ser acessados no www.blogueandocomoterceiroanoc.blogspot.com.br.

 

 
Publicidade

Veja também