Projeto de saúde visual escolar atende 985 alunos de Prudente no 1º semestre

Deste total, 170 foram encaminhados para consultas médicas pelo SUS e, deles, 125 passaram a usar óculos fornecidos gratuitamente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2025
Horário 16:48
Foto: Cedida
Testes de acuidade visual são realizados em escolas públicas
Testes de acuidade visual são realizados em escolas públicas

Pelo 16º ano consecutivo em atividade, o projeto Saúde Visual do Escolar atendeu, durante o primeiro semestre deste ano, 985 alunos, que passaram por testes de acuidade e de visão de cores (daltonismo) em escolas públicas estaduais em Presidente Prudente.

Período no qual 170 foram encaminhados para consultas médicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Misericórdia. Destes, 125 passaram a usar óculos fornecidos gratuitamente pelo Lions Clube Centenário.

Os testes foram aplicados por estudantes da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), acompanhados e orientados por professoras vinculadas ao Papp (Programa de Aproximação Progressiva à Prática).

O programa Saúde Visual do Escolar foi instituído em 2010 por iniciativa do Lions em parceira com o Banco de Ohos da santa casa e a universidade, por meio da Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) e da Famepp.

O projeto que atende o aluno ingressante no 2º ciclo do ensino fundamental, que é o 6º ano, também envolve a Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Diretoria de Ensino de Prudente.

Dezesseis anos

Computando os dados do 1º semestre e os 15 anos anteriores, foram 31,8 mil alunos atendidos em suas escolas, 5.758 encaminhados para consultas e 2.670 que passaram a usar óculos e tiveram melhorias no rendimento escolar.

É de 18% a média histórica de alunos encaminhados para consultas após os testes, sendo que a atual ficou em 17,2%. Sobre a relação entre consultados e uso de óculos, a média histórica é de 8,3% e agora subiu para 12,6%.

Nestes últimos seis meses de serviços prestados, conforme a assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota, as consultas foram feitas pelos médicos Edson Rikio Fudo, Gabriel Couto Senra, Lenine Botigelli e Alícia Fudo.

Agora, neste segundo semestre, serão atendidos 980 alunos em 14 escolas, iniciando dia 20 na Escola Estadual João Carlos Padilha de Siqueira, no Jardim Santa Mônica, e terminando em 5 de novembro na Escola Estadual Anna Antônio, no Parque Castello Branco.

Publicidade

Veja também