Projeto escolar de Nantes é selecionado para compor programa do Instituto Natura

“Jornal do Rage” foi produzido por alunos da Escola Estadual Professor Rage Anderáos; Vitor Fernando, professor de Língua Portuguesa da turma, comemora

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2023
Horário 07:14
Foto: Cedida
Todos puderam exercer seu protagonismo, cada qual com suas competências e habilidades
Todos puderam exercer seu protagonismo, cada qual com suas competências e habilidades

Alunos do 6º ano do fundamental 2 ao 3º ano do ensino médio da EE (Escola Estadual) Professor Rage Anderáos, de Nantes, foram selecionados com o “Jornal do Rage” para o projeto coletânea Rodas de Conversa 2023, do Instituto Natura. Segundo o professor de Língua Portuguesa, Vitor Fernando Lázaro Silva, 27 anos, existem alguns trabalhos e textos de outros anos que integram a composição do jornal também. Vitor enfatiza que o reconhecimento do Instituto Natura é de extrema importância, pois demonstra aos alunos que todo esforço e dedicação, em algum momento, serão recompensados. 

“Estar em uma cidade pequena e tão longe de centros culturais e de tantas oportunidades, às vezes, pode frustrar o trabalho ao longo do processo, mas esse reconhecimento foi um balde de ânimo, pois mostra que não estamos escondidos, que jovens como os da nossa comunidade devem sonhar alto e buscar por isso”, comemora Vitor. 

O professor acentua que o jornal foi escolhido, pois, além de ser uma ferramenta que é fácil de ser compartilhada, seja por meios impressos ou digitais, os alunos também puderam assumir funções dentro do projeto que permitiram uma maior interação com o meio escolar, além de projetar uma responsabilidade sobre os seus papéis como criadores de informação. “Desse modo, cada aluno tem a sua importância, sendo como repórter, redator, trabalhando com o marketing, entrevistador. Assim todos puderam exercer o seu protagonismo, cada qual com as suas competências e habilidades”, denota.

Conforme ele, todo esse sonho pôde se concretizar com o apoio dos funcionários, professores e gestão do Rage Anderáos e da Diretoria de Ensino de Assis. “O que também nos leva a crer que ainda mais frutos poderão ser colhidos. É muito recompensador ver o projeto funcionar e saber que os alunos levarão essa experiência e aprendizado para as suas vidas”, vibra.

Pautas do Rages

Segundo o professor, os temas/pautas são definidos e discutidos a partir dos contextos atuais em assuntos sociais, ambientais e econômicos, oportunizando a investigação e a criação de um repertório para as produções textuais. 

“Assim, os alunos podem decidir quais desses temas querem argumentar e, então, se inicia a escrita, que é acompanhada por mim durante os horários de eletiva e através de ferramentas de compartilhamento como o Google Drive”, expõe o professor.

Produção e empolgação

Ele exalta que o “Jornal do Rage” começou como uma iniciativa de compilar as produções textuais dos alunos, de forma a compartilhá-las com a comunidade escolar. Sendo assim, ao perceberem que houve um crescente entusiasmo por parte dos alunos ao terem os seus trabalhos reconhecidos, um projeto de eletiva se iniciou recebendo o título selecionado pela Natura. 

“A partir disso, o projeto se desenvolveu ganhando uma identidade e permitindo que os alunos expandissem aquele tempo de estudos, anteriormente voltado somente à produção textual, para uma experiência próxima de uma verdadeira redação de jornal”, destaca o jovem professor. 

Nesse sentido, os discentes, que optaram por participar do projeto a cada início de semestre, passaram a produzir textos, a investigar, acompanhar e documentar os projetos de outros professores, a buscar temas que pudessem ser discutidos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a produzir conteúdos digitais como banners, reportagens e postagens na rede social do @jornaldorage, além do desenvolvimento do protagonismo. 

Despertar das potencialidades

A ideia segundo o docente é que cada vez mais o projeto possibilite o despertar das potencialidades desses jovens, o desenvolvimento integral, visando o mercado de trabalho, a faculdade e a sua vida em sociedade como cidadãos responsáveis. 

“Agora, com o projeto consolidado, o ‘Jornal do Rage’ tornou-se também um site e para esse próximo semestre a intenção é que ele culmine também em um aplicativo para celulares”, frisa o professor.

O próximo passo, segundo o professor, é continuar o trabalho, com o foco voltado aos vestibulares e à prova do Enem ao final do ano, sem deixar de permitir que a criatividade dos alunos os leve a novas experiências. 

“O Jornal do Rage se abre para as mais diferentes possibilidades e esperamos que a partir dessa iniciativa novos projetos e produtos possam ser reconhecidos também. Aos integrantes do projeto, vocês são o motivo de todo esse trabalho!”, exclama o docente da Escola Estadual Professor Rage Anderáos.

Fotos: Cedidas

Pautas sociais, ambientais e econômicas são temas das matérias

Professor Vitor destaca envolvimento de toda escola

Alunos vivenciaram experiências como de apresentadores do Jornal Rage

Teve cobertura do Arraiá do Rage pelos alunos também

Publicidade

Veja também