Alunos do 6º ano do fundamental 2 ao 3º ano do ensino médio da EE (Escola Estadual) Professor Rage Anderáos, de Nantes, foram selecionados com o “Jornal do Rage” para o projeto coletânea Rodas de Conversa 2023, do Instituto Natura. Segundo o professor de Língua Portuguesa, Vitor Fernando Lázaro Silva, 27 anos, existem alguns trabalhos e textos de outros anos que integram a composição do jornal também. Vitor enfatiza que o reconhecimento do Instituto Natura é de extrema importância, pois demonstra aos alunos que todo esforço e dedicação, em algum momento, serão recompensados.
“Estar em uma cidade pequena e tão longe de centros culturais e de tantas oportunidades, às vezes, pode frustrar o trabalho ao longo do processo, mas esse reconhecimento foi um balde de ânimo, pois mostra que não estamos escondidos, que jovens como os da nossa comunidade devem sonhar alto e buscar por isso”, comemora Vitor.
O professor acentua que o jornal foi escolhido, pois, além de ser uma ferramenta que é fácil de ser compartilhada, seja por meios impressos ou digitais, os alunos também puderam assumir funções dentro do projeto que permitiram uma maior interação com o meio escolar, além de projetar uma responsabilidade sobre os seus papéis como criadores de informação. “Desse modo, cada aluno tem a sua importância, sendo como repórter, redator, trabalhando com o marketing, entrevistador. Assim todos puderam exercer o seu protagonismo, cada qual com as suas competências e habilidades”, denota.
Conforme ele, todo esse sonho pôde se concretizar com o apoio dos funcionários, professores e gestão do Rage Anderáos e da Diretoria de Ensino de Assis. “O que também nos leva a crer que ainda mais frutos poderão ser colhidos. É muito recompensador ver o projeto funcionar e saber que os alunos levarão essa experiência e aprendizado para as suas vidas”, vibra.
Segundo o professor, os temas/pautas são definidos e discutidos a partir dos contextos atuais em assuntos sociais, ambientais e econômicos, oportunizando a investigação e a criação de um repertório para as produções textuais.
“Assim, os alunos podem decidir quais desses temas querem argumentar e, então, se inicia a escrita, que é acompanhada por mim durante os horários de eletiva e através de ferramentas de compartilhamento como o Google Drive”, expõe o professor.
Ele exalta que o “Jornal do Rage” começou como uma iniciativa de compilar as produções textuais dos alunos, de forma a compartilhá-las com a comunidade escolar. Sendo assim, ao perceberem que houve um crescente entusiasmo por parte dos alunos ao terem os seus trabalhos reconhecidos, um projeto de eletiva se iniciou recebendo o título selecionado pela Natura.
“A partir disso, o projeto se desenvolveu ganhando uma identidade e permitindo que os alunos expandissem aquele tempo de estudos, anteriormente voltado somente à produção textual, para uma experiência próxima de uma verdadeira redação de jornal”, destaca o jovem professor.
Nesse sentido, os discentes, que optaram por participar do projeto a cada início de semestre, passaram a produzir textos, a investigar, acompanhar e documentar os projetos de outros professores, a buscar temas que pudessem ser discutidos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a produzir conteúdos digitais como banners, reportagens e postagens na rede social do @jornaldorage, além do desenvolvimento do protagonismo.
A ideia segundo o docente é que cada vez mais o projeto possibilite o despertar das potencialidades desses jovens, o desenvolvimento integral, visando o mercado de trabalho, a faculdade e a sua vida em sociedade como cidadãos responsáveis.
“Agora, com o projeto consolidado, o ‘Jornal do Rage’ tornou-se também um site e para esse próximo semestre a intenção é que ele culmine também em um aplicativo para celulares”, frisa o professor.
O próximo passo, segundo o professor, é continuar o trabalho, com o foco voltado aos vestibulares e à prova do Enem ao final do ano, sem deixar de permitir que a criatividade dos alunos os leve a novas experiências.
“O Jornal do Rage se abre para as mais diferentes possibilidades e esperamos que a partir dessa iniciativa novos projetos e produtos possam ser reconhecidos também. Aos integrantes do projeto, vocês são o motivo de todo esse trabalho!”, exclama o docente da Escola Estadual Professor Rage Anderáos.
Fotos: Cedidas
Pautas sociais, ambientais e econômicas são temas das matérias
Professor Vitor destaca envolvimento de toda escola
Alunos vivenciaram experiências como de apresentadores do Jornal Rage
Teve cobertura do Arraiá do Rage pelos alunos também