Projeto esportivo prevê formar 75 jogadores

Campeões no campo e na vida é o novo programa da Liga Prudente de Futsal, que busca a ascensão profissional de jovens com idade entre 14 e 17 anos, de Prudente e região

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 06/07/2017
Horário 14:41

O cenário foi o Estádio Municipal Caetano Peretti, em Presidente Prudente, mas o pensamento fixo no futuro ultrapassava qualquer local ou barreira possível. Foi lá, que na tarde de ontem 62 jovens atletas, com idade entre 14 e 17 anos, foram apresentados pelo projeto “Campeões no campo e na vida”. Organizado pela LPFS (Liga Prudente de Futsal), a ação tem o objetivo de formar jogadores e construir carreiras esportivas, viabilizando o encaminhamento de tais atletas a clubes amadores e profissionais de futebol. No total, o programa prevê a formação de 75 atletas.

De acordo com um dos organizadores, Edison Andrade, Japonês, mais 13 jovens que estão em processo de avaliação serão apresentados nos próximos dias, a fim de completar o número de atletas propostos. Ele explica que a ação é o primeiro projeto prudentino advindo da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, promovido pela Selj (Secretária de Esporte, Lazer e Juventude) do Estado de São Paulo, que aprovou a proposta. “O programa contempla somente a ajuda com material esportivo e o RH [Recursos Humanos]. Além disso, para auxiliar, fizemos parceria com a FCT/Unesp [Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista], no apoio com estagiários de fisioterapia”, explica.

Dentre os profissionais que o projeto acolhe, dois professores e mais um coordenador estão à frente do treinamento da equipe. Time que, ainda de acordo com organizador, será divido em dois grupos: sub-15 e sub-17.  “O trabalho já começou há 30 dias e os treinamentos acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no Campo do Rio 400”, completa.

 

Em campo

Quem marca presença em todos os dias de treino é o epitaciano Matheus Martinelli Lima, 15 anos. Ele faz parte dos 10% dos jovens inseridos no projeto que moram na região. Mesmo com a distância, à reportagem, ele alega que isso não é um problema, pois tem o apoio da família, que o auxilia e investe em seu futuro. No esporte desde os 5 anos de idade, dez anos depois do início dessa relação com o futebol, ele se anima ao dizer que o projeto vem com a proposta de ajudar ele, além dos outros, a ingressar no profissional e “ter a chance de realizar um dos sonhos”.

Sonho, por exemplo, de jogar em um grande time paulista, como o Palmeiras, equipe de coração do estudante Felipe Mendes Ferrareze, 16 anos. Jogador do Grêmio Prudente desde os 11 anos, ele conta que com a chegada do projeto, a qualidade nos materiais recebidos ajudou na melhoria do rendimento, em relação aos treinos. “É hora de aproveitarmos a oportunidade e fazer de tudo para se destacar, pensando não só na nossa formação profissional, mas também como cidadão”, conclui.

Durante a apresentação dos garotos, estiveram presentes o secretário de Esporte de município, Claudinei Quirino da Silva, bem como pais e familiares dos atletas. Durante a semana, Japonês e a ex-secretaria de Esporte de Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, apresentaram a ação neste diário.

 

SAIBA MAIS

De acordo com a organização do projeto, entre as metas qualitativas estão: a promoção e desenvolvimento técnico e tático dos jogadores; benefícios à saúde dos participantes; promoção do futebol em Prudente; e o aumento da quantidade de atletas no mercado. Entre as quantitativas, o projeto se compromete a ingressar ao menos 20% dos beneficiários em equipes amadoras; ao menos 5% em equipes profissionais; e evitar uma taxa de desistência superior a 20% dos atendidos.

Publicidade

Veja também