Projeto legal

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 24/03/2023
Horário 05:12

Existe um projeto bacana, já iniciado, que liga a Avenida Carlos Platzeck à Faustino Rodrigues Azenha em Presidente Venceslau. Estive com um topógrafo que me explicou como a mudança agiria na cidade. A rua corta o caminho e, além de ligar as duas importantes artérias da cidade, ainda se comunica com a Avenida João Pessoa.

ACESSO AO VENCESVILE
Uma das discussões frequentes na Câmara Municipal de Presidente Venceslau é a entrada do bairro Vencesvile. É um local antigo, que fica do outro lado da rodovia, no trecho entre os trevos da Tiradentes e Aeroporto. Há muitos anos, o acesso é feito através da passagem um túnel - feita para boiada - na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). 

DINHEIRO PARA ACESSO 
Existe até um financiamento feito para a Prefeitura para mexer com o acesso do Vencesvile. O bairro teria melhor infraestrutura também. O vereador Tácito Alexandre pretende apresentar na Câmara novas ideias para a entrada do bairro. Vamos ver como será a recepção da mesma entre os vereadores e Executivo. 

TROCA DE LOTES POR GALINHAS?
O jovem vereador Bruno Dassie fez um pronunciamento considerado desastroso na sessão da segunda-feira na Câmara Municipal. Ao falar sobre a necessidade da regularização fundiária no Pontal, acabou dizendo que a responsabilidade da pobreza e da falta de investimentos na região é do Movimento de Sem Terra. Também falou que depois de assentados, muitos do que estavam no movimento trocam os lotes por carros ou até galinhas.

ESCORREGADA E TANTO
Em poucos minutos, a sua fala já estava nas redes, colhida através do áudio da transmissão de vídeo feita ao vivo pelo YouTube da sessão da Câmara. Foi como agulha no palheiro. O vereador se esqueceu que em Presidente Venceslau e municípios vizinhos existem muitos assentamentos e vários deles produzem alimentos para toda a região. 

LEITORA DA COLUNA 
Uma leitora de nossa coluna enviou comentário respondendo ao vereador. Disse: “Em discurso na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, na última segunda feira, vereador Bruno Dassie [PV] – na foto ao lado do ex-presidente derrotado nas urnas em 2022 – destilou discurso equivocado sobre os sem-terra. Na ocasião disse o vereador: “(…) a nossa região é uma das regiões mais pobres, se não for a mais pobre do Estado, graças ao Movimento dos Sem Terra (…)”. A afirmação é mentirosa e demonstra o desconhecimento sobre o processo histórico de formação do Pontal do Paranapanema”.

CONTINUOU 
Sua correspondência informa ainda que “A luta pela reforma agrária desenvolvida por aqui desde a década de 1980, e nos anos de 1990, com a presença mais evidente do MST, desencadeou o processo de desenvolvimento regional, já que contribuiu para desconcentrar parte da terra que estava nas mãos de poucos fazendeiros latifundiários [com parcela importante oriunda da grilagem]. Desse processo de luta foram construídos 117 assentamentos rurais, que ocupam 150 mil hectares e, no total, abrigam 7,2 mil famílias no Pontal”.

MELHORIAS NA REGIÃO 
Para a leitora, com os assentamentos, houve melhorias na qualidade de vida, educação, saúde e desenvolvimento regional e das cidades do Pontal. Ou seja, foi a luta por reforma agrária que permitiu melhorias para o Pontal do Paranapanema, pois a concentração fundiária baseada na grilagem de terras foi enfrentada pelos movimentos populares. O vereador demonstrou com seu discurso que nada sabe sobre reforma agrária e muito menos sobre o desenvolvimento da nossa região!

DASSIE NÃO SE PRONUNCIOU NA IMPRENSA 
O vereador Bruno Dassie não se pronunciou sobre a repercussão negativa de seu discurso. A nossa coluna ficou sabendo ontem à tarde que muitos dos assentados devem ir até a Câmara Municipal na segunda-feira para um protesto junto ao vereador. 

PROPOSTA DE AUMENTO
O Poder Executivo de Presidente Venceslau enviou para a Câmara Municipal, na tarde de ontem, o Projeto de Lei Complementar que trata sobre a concessão de reposição salarial aos servidores públicos municipais. Caso a proposta seja aprovada, o Executivo ficará autorizado a conceder reposição de 6% aos servidores públicos municipais. O reajuste será aplicado de forma retroativa a 1º de março deste ano, conforme estabelece tabelas de referências anexadas ao documento.

ESCRITÓRIO POLÍTICO 
Denominado “Espaço de Convivência”, o vereador Tácito Alexandre “Pi” (União Brasil) abriu ontem seu escritório político, localizado na Avenida Antonio Maximino, próximo ao Posto Expresso, em Presidente Venceslau. Conforme o vereador, o local é um espaço destinado a prestar contas de seu mandato. Há um mural com exposição dos requerimentos, indicações e projeto de leis de sua autoria, assim como uma mostra de reuniões e atividades desenvolvidas por ele durante seu mandato.

Publicidade

Veja também