Projeto Lunar realiza evento voltado para a saúde e bem-estar das mulheres

60 convidadas receberam atendimento ginecológico e orientações jurídicas, e participaram de palestras sobre violência doméstica

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/10/2021
Horário 11:28
Foto: Cedida
Convidadas participaram de palestras sobre violência doméstica e outros serviços
Convidadas participaram de palestras sobre violência doméstica e outros serviços

O Projeto Lunar tem ajudado centenas de mulheres quando o assunto é a pobreza menstrual. Nesta manhã, no Fundo Social da Solidariedade de Presidente Prudente, foi promovido um evento voltado para promoção da saúde e bem-estar de 60 mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica do município. Na ocasião, as convidadas receberam atendimento ginecológico e orientações jurídicas, e participaram de palestras sobre violência doméstica, entre outros serviços. O projeto foi criado pelas estudantes de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, Júlia Tietz e Isabela Monteiro

Júlia Tietz explica que muitas das convidadas não têm tempo ou mesmo condições para buscar os serviços oferecidos. “O objetivo era alcançar essas mulheres para que elas tenham o mínimo de cuidado com elas – que é a principal mensagem do Outubro Rosa”, enfatiza.  

O Projeto Lunar, que faz parte do Núcleo Atena, tem a missão de arrecadar produtos de higiene pessoal, e, por consequência, destinar às mulheres que não têm condições de alcançar esses produtos, que é o caso da pobreza menstrual. O termo foi criado na França e mapeia todos os efeitos que a falta de condições financeiras e infraestrutura provocam nos cuidados com o ciclo menstrual. No Brasil, segundo levantamento das estudantes, meninas e mulheres de 15 a 20 anos chegam a passar meses sem acesso aos absorventes menstruais, o que faz com que elas busquem outros meios para substituir esse produto, como pedaços de pano, roupas, meias, papel higiênico, jornal e até mesmo miolo de pão.

“Hoje, neste evento, a nossa missão era conseguir alcançar mais mulheres, além de buscar apoio de pessoas que podem ajudar com a causa doando produtos de higiene”, explica Júlia.

 

NÚCLEO ATENA
O Núcleo Atena é um grupo de estudos feministas formado por Júlia Tietz e Isabela Monteiro. O objetivo era criar um espaço de segurança para democratizar o acesso à informação e abrir discussões sobre assuntos, que, muitas vezes, são ignorados. O núcleo, segundo elas, é um grupo independente e aberto para que qualquer pessoa, de qualquer lugar, que pode, por consequência, assistir e participar dos encontros que acontecem de maneira on-line justamente para facilitar a qualquer um que tenha interesse em participar – tanto mulheres, como homens.

Hoje, no 10º período de Direito na Toledo Prudente Centro Universitário, elas contam com apoio da instituição de ensino e de inúmeros professores, principalmente de mulheres que estão sempre participando dos encontros, não só como ouvintes, mas também como palestrantes, já que elas foram a inspiração inicial para a criação do núcleo, e fazem questão de reforçar a importância da representatividade e conquista dos espaços por mulheres.

 

SERVIÇO
As pessoas interessadas em doar produtos de higiene podem se dirigir aos pontos de coleta ou entrar em contato através do telefone (18) 99664-5818. Além das arrecadações físicas, também aceitam depósito em conta (chave PIX: lunarprojeto@gmail.com). As redes sociais do projeto também trazem conteúdo próprio e informativo sobre saúde menstrual - Instagram: @projetolunar_ e @nucleoatena.

 

Foto: Cedida

 

Pontos de Coleta em Prudente

• Supermercado Avenida - Av. Cel. José Soares Marcondes, 2555 - Vila Roberto;

• Supermercado Estrela - Av. Cel. José Soares Marcondes, 1750 - Vila Euclides;

• Supermercado Sublime - R. Michio Kawaguchi, 10 - Jardim Cinquentenário;

• Toledo Prudente Centro Universitário - Praça Raul Furquim, 9 - Parque Furquim.

 

 

 

Publicidade

Veja também