Criatividade, ineditismo e trabalho colaborativo marcam a “2ª Antologia de Contos, Crônicas e Poemas Regionais da Nova Alta Paulista”, cujo subtítulo é “Poemas Musicados, Cifrados e Comentados”. Prevista para ser lançada neste domingo, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a obra foi publicada pela editora Scortecci, nas versões impressa e eletrônica (e-book).
Segundo uma das organizadoras dessa obra, Izabel Castanha Gil, esse é o resultado do projeto Coletivo Cultural Latitude 21, um movimento descentralizado, cujos objetivos buscam identificar e valorizar talentos locais por meio da literatura, da música e de outras linguagens, contribuindo para a sistematização de identidades regionais da Nova Alta Paulista junto com o projeto “Musicando Sua Poesia”, da cantora e compositora, Cida Ajala.
Nesta obra, de acordo com Izabel, escritores de 11 cidades compuseram 40 poemas que retratam memórias, vivências, personagens, paisagens e outras referências. “Professores especialistas de várias áreas foram convidados para que os comentassem, valorizando a dimensão literária das obras. Esses poemas foram apresentados a alguns músicos, que compuseram melodias e arranjos musicais, reproduzindo diversas influências artísticas presentes no oeste paulista”.
Entre os músicos está a cantora e compositora, Cida Ajala, de Prudente, que compôs e gravou 30 canções. Com ela as músicas já foram apresentadas em vários shows. Seu trabalho é em parceria com Anselmo Ferreira, responsável pelos arranjos musicais e Emerson Barbosa, com seu acordeão. “Participar desse livro foi um privilégio, uma alegria. Uma excelente oportunidade para estar mostrando e divulgando meu trabalho como compositora. Me sinto lisonjeada e agradecida a todos os envolvidos na edição e lançamento desse livro maravilhoso”, afirmou Cida Ajala.
Cida explica que participou do livro através do seu projeto “Musicando sua Poesia”. “O Musicando sua Poesia foi idealizado por mim, o qual eu coloquei melodia nas poesias de vários escritores da Nova Alta Paulista e também em poesias da professora Izabel Castanha Gil. Estou muito feliz e agradecida pelo lançamento desse belo livro”, ressaltou Cida Ajala.
O lançamento dessa obra será hoje, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Depois da Bienal, terá um lançamento posterior em Adamantina.
Mas, os livros estão disponíveis desde o dia 1º de setembro e podem ser adquiridos diretamente com os autores. Caso a pessoa queira comprar on-line, é só acessar www.emporioflamejante.com.br. Estão disponíveis também em https://www.portalescritor.com.br/. Outro canal é www.amazon.com.br.
De acordo com Izabel, com os direitos autorais registrados, as gravações estão disponibilizadas no canal do YouTube, algumas delas em vídeos feitos pelos letristas, outras em áudios. “Ousando no conteúdo e na forma, o livro impresso traz QRcodes que levam os leitores a ouvirem as gravações. Na versão eletrônica tem também as partituras, cujo intuito é levar as interpretações a escolas de música e clubes de viola, chegando até as festinhas de final de semana, onde alguém traz um violão e todos cantam sem moderação”, ressaltou Izabel.
Essa obra, segundo a organização do livro, entre os arquivos e o produto final, há muitas horas de trabalho na organização, revisão, edição. “Essa obra encerra mais de mil horas de dedicação espalhadas em quase três anos de trabalho”.