Projeto Retratos da Natureza chega a Iepê

No total, 40 alunos do Cras, divididos em 2 turmas, percorrerão parques públicos da cidade registrando as paisagens por meio de fotos

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/05/2023
Horário 09:00
Foto: Divulgação
Participantes terão a oportunidade de participar de um circuito turístico
Participantes terão a oportunidade de participar de um circuito turístico

A diversidade da fauna e da flora do Brasil é tema de 40 oficinas de fotografia que compõem o projeto Retratos da Natureza, que chega a Iepê. Crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos, vão participar da ação, que passará por seis cidades brasileiras em Estados como Bahia e São Paulo. 
Pelo menos 800 jovens de escolas públicas ou que frequentem centros sociais nessas cidades são contemplados, desde abril, com as oficinas gratuitas, que têm como objetivo ensinar técnicas fotográficas, valorizando paisagens naturais, tipicamente brasileiras. Em Iepê, 40 alunos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), divididos em duas turmas, participarão das oficinas, que serão ministradas pelo professor Cristiano Rapchan.
O projeto “Retratos da Natureza” busca desenvolver nos alunos um olhar diferenciado para a fotografia, por meio de oficinas teóricas e práticas, ministradas por um fotógrafo de arte profissional. Os alunos terão a oportunidade de participar de um circuito turístico, com objetivo de conhecer, apreciar e registrar a beleza natural de Iepê, apresentada na Cachoeira Águas do Sol, na Gruta e na Cachoeira Dona Nair. Ao final das oficinas, haverá uma exposição com as fotos dos alunos.

Técnica fotográfica

Durante as atividades, os alunos poderão conhecer mais sobre a arte e a técnica da fotografia. A ideia é que eles desenvolvam o olhar e treinem a técnica fotográfica, de modo que consigam elaborar, por meio das imagens, um retrato único da beleza natural. Cada oficina terá duração de quatro horas e, ao final, as fotos de cada participante serão expostas de forma coletiva. 
Além disso, as imagens farão parte de um catálogo fotográfico que será distribuído gratuitamente para escolas públicas e bibliotecas da cidade. O projeto também oferece tecnologia, com o desenvolvimento de um aplicativo exclusivo, que traz informações sobre o circuito turístico percorrido durante as oficinas. Além do material didático, os participantes também terão transporte gratuito.
O projeto “Retratos da Natureza” é realizado pela MR2 Cultural, através da Lei Rouanet por meio do Ministério da Cultura e recebe o patrocínio da Cocal. 

SERVIÇO
RETRATOS DA NATUREZA EM IEPÊ

Data: 08/05
Local: Cras – Iepê (R. das Orquídeas, 122 - Vila Paraná, Iepê)
Horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h

Divulgação 

Jovens do Cras de Iepê terão oficinas gratuitas de fotografia



 

Publicidade

Veja também