Projeto tem atividade de educação no trânsito

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 14/01/2016
Horário 04:43
 

O projeto Férias no Matarazzo, realizado no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, deu início ontem a uma atividade de educação no trânsito promovida em parceria com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), chamada Cidade Mirim. Segundo a Assessoria de Imprensa da Cart, foi montada uma minicidade com sistema viário que imita o real para que as crianças aprendam na prática sobre algumas regras de trânsito. Além disso, para ajudar no aprendizado dos pequenos, os participantes recebem gratuitamente a cartilha da "Turma da Cart", com dicas e informações sobre segurança no trânsito.

Jornal O Imparcial Crianças aprendem sobre segurança no trânsito em cartilha distribuída pela Cart

Além da minicidade, ainda está disponível um tabuleiro gigante com gravuras de um sistema viário urbano, onde as crianças jogam dados, e se movem como se fossem os pinos do jogo. "Antes de darmos início à brincadeira, fazemos uma panorâmica dos jogos, orientamos sobre as regras de trânsito, e ensinamos o que é sinalização vertical e horizontal. Depois disso, partimos para os jogos", explica Renato Gouvêa, educador de trânsito da Semav.

De acordo com Renato, o maior intuito da atividade é orientar os pequenos, principalmente nesta temporada de férias, quando comumente as crianças brincam mais na rua, com bola, pipa, bicicleta, entre outras atividades. "Elas passam a entender que a rua é perigosa, e que é preciso respeitar regras para manter a ordem e evitar acidentes", frisa o educador.

A pequena Viviane Akemi, 7 anos, aprendeu o significado de várias placas. "Gostei. Aprendi bastante", comenta. Gabriel Yuri Ferreira, 9 anos, por sua vez, soube com a brincadeira que é necessário dar sinal com a mão aos condutores no momento de atravessar a faixa de pedestres. "Já sei como atravessar a rua com mais segurança", conta.

Sônia Aparecida Costa Vilela, coordenadora da Biblioteca Municipal e membro da organização do projeto Férias no Matarazzo, considera a atividade importante para o aprendizado das crianças. "Além de aprenderem a forma adequada de se comportar na rua, elas também poderão repassar para seus familiares e corrigi-los em casos de infrações", destaca.

 

SERVIÇO


FÉRIAS NO MATARAZZO


As atividades da Cidade Mirim ocorrem no Centro Cultural Matarazzo, e são gratuitas, assim como as demais oferecidas pelo projeto. A recreação de educação de trânsito ainda ocorre hoje e amanhã, das 14h às 15h30. Já as demais atividades do programa Férias no Matarazzo seguem até o dia 22 de janeiro, com contação de histórias, cinema e oficinas, para as crianças de 7 a 12 anos.
Publicidade

Veja também