Projeto utiliza arte para estimular expressão de jovens em Teodoro

Antes de definir o tema dos cursos, foi realizada uma pesquisa de opinião entre os jovens do centro para identificar quais atividades despertavam maior interesse. Cada uma das oficinas teve duração de seis meses.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/03/2015
Horário 10:12
 

Uma ação do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, em parceria com a Prefeitura de Teodoro Sampaio, está estimulando a expressão de jovens da cidade. Trata-se do projeto "Transformando Juventude com Arte", um conjunto de oficinas culturais que visa promover o contato e a troca de experiências de jovens através da arte entre os mais diversos grupos sociais.

Nesta quinta-feira, às 19h, o resultado será apresentado com exclusividade no Clube Galeria, com expectativa de reunir aproximadamente 300 pessoas. O evento contará com espetáculos de dança de rua, teatro, fotografia e arte reciclável, produzidos e encenados pelos jovens que participaram do projeto.

Durante seis meses - entre junho e dezembro de 2014 -, cerca de 80 jovens atendidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) participaram de oficinas de arte conduzidas pelo Clube do Meio Artístico - grupo formado por artistas de Presidente Prudente especializado na difusão e formação dentro da arte e cultura. As atividades também tiveram como objetivo estimular a autoconfiança e os laços afetivos de jovens que vivem algum tipo de vulnerabilidade social.

Os adolescentes têm entre 11 a 17 anos e realizaram exercícios práticos e atividades lúdicas para desenvolver expressões culturais durante aulas de dança de rua, grafite, teatro, pinhole (fotografia) e criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata. Os cursos foram modelados para atender as expectativas dos participantes. Antes de definir o tema dos cursos, foi realizada uma pesquisa de opinião entre os jovens do centro para identificar quais atividades despertavam maior interesse. Cada uma das oficinas teve duração de seis meses.

Para Juraci Bastos, gerente de pessoas do polo São Paulo da Odebrecht Agroindustrial, fomentar o interesse pela cultura nas localidades em que a empresa está inserida é um dos principais objetivos do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local. "A resposta e o envolvimento da comunidade para a promoção da cultura local em Teodoro Sampaio mostra que estamos no caminho certo".

 

Energia Social

O Programa Energia Social para Sustentabilidade Local contempla um conjunto de ações e investimentos que estão sendo realizados junto às comunidades onde a Odebrecht Agroindustrial está inserida, visando o desenvolvimento sustentado e a melhoria da qualidade de vida nas localidades de atuação da empresa.

A prioridade é atuar nas áreas de educação, cultura, atividades produtivas, saúde, segurança e preservação ambiental. O diferencial do programa é o processo participativo na definição dos investimentos da empresa nos municípios, envolvendo sempre o governo e a comunidade local, por meio da criação de comissões temáticas e do conselho comunitário. Implantado em nove municípios, em quatro Estados, mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações e projetos promovidos pelo programa.

 

serviço

TRANSFORMANDO JUVENTUDE COM ARTE


Data: hoje, às 19h

Local: Clube Galeria

Endereço: Rua Odilon Ferreira, 962, centro, Teodoro Sampaio

 
Publicidade

Veja também