Projetos devem buscar progresso e melhora de vida da população

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 20/10/2022
Horário 05:55

Entre as inúmeras atribuições do poder público, uma delas é crucial para o desenvolvimento da economia, e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Pode até parecer algo distante aos olhos dos mais desavisados, mas projetos que diminuem a burocracia, oportunizam a instalação de empresas, as atraindo com benefícios, impactam diretamente e positivamente na vida das pessoas. E como isso acontece? Por meio da geração de emprego e renda, devolvendo a dignidade daquele pai/mãe de família, que se encontra, por vezes, fora do mercado de trabalho. Isso para citar apenas um viés deste tipo de iniciativa.
Não é novidade todo o fomento que empresas e indústrias trazem às localidades em que estão instaladas. Know how, troca de conhecimento, população em busca de qualificação. Tudo isso fortalece os municípios e seu povo.
Desta forma, tratar com prioridade projetos que sejam atrativos à realização e formalização de negócios e à instalação de empresas, é crucial para o progresso. Um exemplo bastante positivo, noticiado por este diário, é o PLC (projeto de lei complementar), de autoria do prefeito Ed Thomas (PSB), que promete estimular a economia do munícipio a partir da redução da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas do ramo da tecnologia. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, demonstrando que Executivo e Legislativo devem estar sempre em busca do que é melhor para a população.
Em suma, a propositura acrescenta ao Código Tributário Municipal que o percentual para cálculo do imposto será diminuído de 5% para 2% às atividades enquadradas neste segmento.
Em sua justificativa, o chefe do Executivo aponta que a iniciativa se dá porque Prudente possui várias instituições de ensino superior na área de tecnologia da informação e comunicação que, a cada semestre, entregam ao mercado de trabalho profissionais altamente capacitados, que, na sua maioria, migram para outras regiões em busca de colocação profissional. Somado a isso, está o fato de que alguns municípios oferecem facilidades para receber empresas de tecnologia, o que consequentemente aumenta a oferta de empregos para esses novos profissionais. 
O poder público deve sempre atuar em prol do progresso, de forma que as pessoas tenham oportunidades, e consigam se colocar e se estabelecer no mercado de trabalho. Que mais iniciativas como esta impactem positivamente na vida de todos.

Publicidade

Veja também