Projetos que incentivam a leitura são e serão sempre bem vindos!

EDITORIAL -

Data 24/04/2024
Horário 04:15

Vivemos num país em que a maioria, atualmente, não lê. Alguns por falta de tempo, outros porque não têm o hábito ou simplesmente porque os livros são caros e o preço acaba sendo um grande entrave no acesso. Há quem prefira se aventurar pelas redes, usar seu tempo livre para outras tarefas, como assistir televisão, enviar mensagens por aplicativos de celular, escutar música ou ficar na internet. Além de tudo isso, a inexistência de bibliotecas públicas ainda é uma realidade em diversas cidades brasileiras.
Com o objetivo de melhorar este cenário, diversas iniciativas e também eventos vêm sendo criados em Presidente Prudente, para atrair e formar novos leitores. O Colunas do Saber, por exemplo, conforme notícia divulgada na edição de ontem, será retomado e deve ser inaugurado em maio na cidade, com um novo formato. A iniciativa se dará por meio da ONG (organização não governamental) Saúde Global, que recebeu permissão de uso para utilizar o Quiosque “N”, no Parque do Povo, nas proximidades da Avenida da Saudade.
Lançado em 2009, o programa precisou ser pausado durante a pandemia da Covid-19, quando chegou a ter 25 pontos de leitura na cidade. No projeto original, displays com obras de diversos autores e gêneros eram emprestados para os leitores, que podiam permanecer com elas por até 30 dias. Depois, devolviam.
Já o novo projeto será voltado à troca de livros, e não mais empréstimos. O leitor poderá trocar um exemplar que já leu por uma obra nova, uma forma de estimar a leitura. No mesmo local, a ideia é que o espaço sirva como disseminador de cultura, onde outras atividades possam ser realizadas, como saraus e contação de histórias.
Para que o projeto continue surtindo efeito e sendo sucesso, é preciso ainda a colaboração da comunidade, com doações. Há um acervo de aproximadamente 1.500 exemplares para iniciar o Colunas do Saber neste novo formato, mas este número ainda é insuficiente. Por que não contribuir?
Muitas pessoas compram livros, leem apenas uma vez e deixam guardados nas gavetas, achando que o mesmo não tem mais utilidade. Porém, ao visitarem espaços como este, verá que é possível ajudar o próximo, além de conhecer outras valiosas fontes e autores, com as trocas.
Uma ação simples, mas essencial, quando o que se busca é conhecimento, acesso à cultura e também inclusão. Projetos como este são e serão sempre bem vindos!
 

Publicidade

Veja também