Protetor solar é fundamental para "blindar” os pequenos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 01/12/2016
Horário 09:08
 

Oi amiguinhos e amiguinhas, tudo bom? Olha só, estamos entrando no período de férias escolares, muito calor e um sol escaldante. Logo, é comum que, neste período, muitos de vocês aproveitarem o fim de ano na piscina, na praça, no parque, na praia entre outros locais em que o astro rei está ali imponente e vibrante. Mas, é preciso muito, muito cuidado com esta linda e majestosa luz natural, o sol, sabiam? Isso porque a exposição descontrolada a ele pode causar de sardas, rugas desidratação, insolação, descamação, envelhecimento precoce, queimaduras e até evoluir para um câncer de pele.

Jornal O Imparcial A partir dos seis meses, bebês já podem usar protetor solar

E, aproveitando a campanha Dezembro Laranja, promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que traz como slogan: "O corpo fala – cuide da sua pele", vamos falar com vocês, quer dizer a médica dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares, sobre a importância do uso de um item imprescindível como parte dos cuidados necessários com a pele: o protetor solar.

De acordo com ela, horário a partir das 10h até às 16h é bastante prejudicial, pois a partir das 9h a radiação já está alta e o calor intenso. "Então, recomendamos que as crianças fiquem expostas ao sol até às 9h e depois das 17h e com o protetor solar", frisa.

Segundo a médica, o protetor solar deve ser usado o ano inteiro, mas nesse período, quando a radiação aumenta de forma muito importante é fundamental o seu uso diário. Conforme ela, crianças a partir dos seis meses já podem fazer uso do mesmo, mas com produto preparado especificamente para a pele dos bebês.

"Muitos perguntam: o que esses produtos tem de diferente? Ele é um protetor com produtos físicos que reflete os raios, tem pouca química que não faz mal a pele dos pequeninos. De 2 a 12 anos existem os protetores kids e acima dessa idade já podem usar os normais que estão no mercado. Lembrando que o fator de proteção deve ser sempre acima de 30", ressalta a dermatologista.

 

Boas dicas


Deusita ressalta que o protetor solar deve ser aplicado pelo menos três vezes ao dia. Uma coisa interessante também é que vocês vistam roupas apropriadas e que hoje já estão disponíveis no mercado peças com fator de proteção 50 que protegem a pele das crianças do sol. "Eu sempre indico às mamães que as usem especialmente quando forem à praia, piscina, ou qualquer outra área exposta ao sol. Bonés, óculos de sol, chapéus, são outros itens indispensáveis. Manter uma alimentação rica em frutas, muito líquido, principalmente, a água então, nem se fala. Já o refrigerante, este deve ser diminuído porque compete com a hidratação. E ‘hidratação é água’", enfatiza.

 
Publicidade

Veja também