Provas com equinos iniciam hoje na Expo Prudente

Competições reúnem atletas e cavalos de alto nível, tanto da região de Prudente como de outros Estados; organizador destaca preocupação com bem-estar dos animais

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/09/2019
Horário 06:29
Marco Vinicius Ropelli - Maioria dos cavalos que participa das competições é da raça quarto de milha
Marco Vinicius Ropelli - Maioria dos cavalos que participa das competições é da raça quarto de milha

Um dos destaques mais esperados da 56ª Expo Prudente são as provas com cavalos. A partir de hoje começam as tradicionais competições. Nesta sexta, às 16h, terá início a prova de ranch sorting (semelhante à apartação de gado), na pista central do recinto de exposições. A prova prosseguirá amanhã, das 9h até 21h. Já a disputa dos três tambores, uma das mais aguardadas, ocorrerá também neste sábado, durante boa parte do dia, com diversas modalidades.

O organizador das provas com equinos, Luis Celso Cuba, que divide os trabalhos com Marcos Gerotti, enfatiza os benefícios que as competições trazem para a cidade e região. “Olha, isso é muito importante para nossa região, principalmente as provas oficializadas que nós estamos fazendo, isso fomenta o comércio do cavalo. Vem o pessoal de fora, isso acaba gerando indiretamente um ganho para o comércio da cidade e também para o comércio da área equina”, destaca. Ele conta que participam competidores de Campo Grande (MS), norte do Paraná, sul de Minas Gerais. “Já tem um pessoal bem diferenciado de vários Estados na nossa prova, sendo que a nossa região tem fortes competidores que são campeões nacionais e vão marcar presença aqui”, acrescenta.

Cuba lembra, ainda, que Presidente Prudente possui histórica representatividade nacional quando o assunto é criação e competição de equinos. A cidade, como expõe, foi uma das primeiras a introduzir a raça quarto de milha, atualmente, pulverizada em todo o Brasil. O organizador enfatiza que o criador nem sempre busca somente o prêmio oferecido, mas sim o mérito concedido a seu animal. “Os cavalos classificados até o sexto lugar contam com registro de mérito que vai para a associação e acumula no currículo do animal e, conforme vai aumentando o registro de mérito dele, sobe seu preço também”, reitera Cuba.

Critérios e julgamentos

O organizador explica os critérios para julgamento dos atletas e seus cavalos nas provas de ranch sorting e três tambores. Celso faz questão de repetir que o primeiro critério adotado é o bem-estar do animal, que precisa estar muito bem tratado. “O juiz vai julgar as regras da prova que o competidor tem que cumprir, então, no caso dos três tambores, ele vai ver o percurso; nas modalidades que exige peso, ele pesa os competidores, e verifica toda parte de equipamentos, se não está sendo agressivo para o cavalo... Não pode ter maus-tratos em ponto nenhum, se houver, ele é desclassificado da categoria, até suspenso da prova e notificado e a associação o suspende em nível nacional”, salienta.

As provas prudentinas são oficializadas pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha), o que garante credibilidade e rigor com as regras. A associação divide os competidores em inúmeras modalidades, como cavalos sênior, júnior, iniciante, situação que, também, colabora para uma prova justa e com equidade.

Publicidade

Veja também