Proximidade com o centro favorece urbanização do Parque Furquim

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 05/02/2017
Horário 09:13
 


Aprovado em 1963, o Parque Furquim, localizado na zona leste de Presidente Prudente, era visto no passado com "certo preconceito", devido ao fato de ser um bairro além-linha e estar localizado em uma região periférica, expõe o delegado regional do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de Presidente Prudente, Alberico Peretti Pasqualini. Segundo ele, dois aspectos favoreceram a ruptura dos estereótipos negativos atribuídos ao local.

Jornal O Imparcial Maria Cecília: "Felizmente, estamos bem abastecidos"

O primeiro deles foi a construção do Viaduto Tannel Abbud, que aumentou o fluxo de veículos e possibilitou que uma gama migrada dos grandes centros percebesse a proximidade desta região com o centro da cidade. O segundo foi o fato de ter sido implantado neste bairro a Toledo Prudente Centro Universitário, cuja "qualificação acadêmica" e formação de advogados, magistrados e membros do Ministério Público, promoveram o desenvolvimento cultural do Parque Furquim e urbanização local.

Conforme Alberico, a valorização da Toledo incentivou que outras instituições ali se estabelecessem, como o Sesi (Serviço Social da Indústria), e que loteadoras intensificassem a venda de empreendimentos. "Desta forma, o Parque Furquim passou de periférico, no sentido pejorativo, para um bairro de altos lucros imobiliários e habitações sadias. O preconceito outrora vivenciado desapareceu e a linha que separa A e B se tornou irrelevante", denota.

A valorização imobiliária foi tanta que, segundo Alberico, muitas áreas ganharam valores "proibitivos" para uma classe trabalhadora, sendo classificados como terrenos comerciais. "Em suma, é um bairro que passou por grande desenvolvimento comercial, atrativo por sua locomoção rápida e proximidade com o centro", pontua.

 

Pontos positivos

A reportagem esteve no Parque Furquim no início desta semana para ouvir seus moradores, que estão satisfeitos com a infraestrutura do local. Quando o bairro foi contemplado pela primeira vez neste especial, a principal reclamação dos habitantes era a pouca iluminação pública, que deixou de ser um incômodo. O comerciante Antonio de Freitas, 61 anos, salienta que, ocasionalmente, surge uma luz queimada na área, no entanto, basta acionar a Prefeitura que o problema é resolvido. O autônomo Odair Tomiazi, 53 anos, reforça o argumento. "O que atrapalhava bastante a iluminação era a copa das árvores, mas andaram fazendo algumas podas, deixando o bairro mais iluminado", afirma.

A funcionária pública Lourdes Horvath, 59 anos, elogia a segurança do local e a presença do Sesi e da Toledo. Embora o transporte público seja alvo de críticas em outros bairros da cidade, Lourdes aponta que os moradores do Parque Furquim estão bem abastecidos de linhas. Odair complementa: "Temos para todo canto, inclusive com destino aos distritos". Quanto ao atendimento médico, os moradores destacam a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Marcondes, responsável por atender a demanda da região. "Nas vezes que estive lá, fui muito bem atendido. Não tenho o que reclamar", pondera Antonio. Por fim, a promotora de vendas, Maria Cecília Adriana da Silva, 33 anos, diz não ter reivindicações. "Felizmente, estamos bem abastecidos", considera.

 

 

Estrutura do bairro


Data de aprovação: 05/09/1963

Área de loteamento: 360.150 m²

Área verde: 35.810 m²

Quadras: 24

Construções: 1099

Terrenos baldios: 72

Fonte: Secom

 

SERVIÇO


A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3722 ou do Whatsapp 99104-8537.

 

 
Publicidade

Veja também