Próximos dias na região devem ter ligeira queda nas temperaturas

Máximas previstas serão em torno de 33/34°C até o final de semana, com chuvas isoladas; diminuição deve ser temporária e termômetros voltarão a subir na próxima semana

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/09/2023
Horário 18:53
Foto: Arquivo
Estação meteorológica da Unoeste registrou temperatura máxima de 39,4°C em Prudente no último domingo 
Estação meteorológica da Unoeste registrou temperatura máxima de 39,4°C em Prudente no último domingo 

Os próximos dias na região de Presidente Prudente devem ter uma leve diminuição nas altas temperaturas registradas ao longo da última semana, conforme informações fornecidas pelo professor de Agrometeorologia e diretor da estação meteorológUnoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa. Mesmo assim, os termômetros devem continuar acima dos 30ºC. 

O especialista indica que as previsões apontam para uma queda sutil nas temperaturas e a possibilidade de chuvas isoladas após um período de calor intenso e tempo seco. A partir desta quarta-feira, os termômetros na região devem marcar uma redução, com máximas previstas em torno de 33/34°C até o final de semana. 

Um pequeno alívio nas temperaturas que será bem-vindo em comparação com os últimos dias escaldantes da onda de calor. Porém, Alexandrius alerta que essa diminuição será temporária, pois na semana que vem as temperaturas voltarão a subir, alcançando valores na casa dos 37/38°C.

Onda de calor

O professor Alexandrius de Moraes Barbosa destaca que durante esta recente onda de calor, a estação meteorológica da Unoeste registrou o valor máximo de 39,4°C no último domingo. Segundo ele, o recorde histórico de calor em Presidente Prudente foi de 41,4°C, registrado em outubro de 2020.

Chuvas isoladas

De acordo com o professor de Agrometeorologia, até o final de semana, a região deve experimentar pancadas de chuvas isoladas. No entanto, as chuvas mais generalizadas e com um maior volume estão previstas para o final da primeira semana do mês que vem.

“Até o fim de semana há previsão de pancadas de chuvas bem isoladas pela região. Chuvas mais gerais e com maior volume estão previstas para após 6 de outubro”, indica. 

Entrega de copos d'água

No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde idealizou uma ação para hidratar o público que compareceu ao Estádio Paulo Constantino, Prudentão, na primeira partida da semifinal da Copa Paulista, entre Grêmio Prudente e São José.

Depois de acionada pela pasta, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizaram a entrega de aproximadamente 2 mil copos de água para hidratação, entre às 15h e 18h, que foram utilizados pelo menos duas vezes no ponto de hidratação instalado ao redor do Estádio Paulo Constantino, o Prudentão. Uma tenda também foi montada para que as pessoas pudessem se proteger do sol.

Leia mais:

Atuação de massa de ar seco e quente na região é causa do calorão em pleno inverno

Chegada da primavera será acompanhada de forte onda de calor na região

Onda de calor deve impactar consumo de energia elétrica nos lares da região; veja dicas de economia

Publicidade

Veja também