Prudenco recolherá materiais orgânicos no Santa Clara após caso de leishmaniose; paciente recebe alta

Moradores devem depositar restos de podas, folhas, frutos caídos e resíduos de capina para coleta; caminhão percorrerá todo o bairro a partir de terça

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/11/2025
Horário 17:22
Foto: EBC
Limpeza contribui para frear proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença
Limpeza contribui para frear proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença

Moradores do Jardim Santa Clara, em Presidente Prudente, devem ficar atentos: na próxima semana, o caminhão da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) realizará o recolhimento de materiais orgânicos, como restos de podas, folhas, frutos caídos e resíduos de capina em todo o bairro. A ação integra o manejo ambiental após a confirmação de um caso de leishmaniose visceral em humano, no início deste mês.

A limpeza contribui para frear a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença. Nesta etapa, os moradores do bairro Santa Clara devem colocar para fora os materiais orgânicos. O caminhão passará a partir das 8h na terça-feira. A última etapa do trabalho será a borrifação de inseticida, prevista para começar no dia 24 de novembro.

No início do mês, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou o terceiro caso de leishmaniose em humano neste ano. O paciente, um homem de 78 anos, já teve alta hospitalar.

Desde o anúncio, as equipes visitaram 40 residências do Santa Clara para orientar sobre o que deve ser retirado dos quintais e reforçar a importância de permitir a entrada dos agentes. Do total, 49,77% estavam fechadas, 2,5% não tinham moradores e 0,23% recusaram a visita. "A colaboração da população é muito importante para que o manejo seja eficaz", pontua a Prefeitura.

Publicidade

Veja também