Prudentão conquista "3 bolas” em ranking

Esportes - Jefferson Martins

Data 29/01/2016
Horário 06:20
 

Conforto, acessibilidade e higiene. Estes são os itens avaliados pelo Ministério do Esporte no Sisbrace (Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios), programa lançado ontem com um ranking de 155 estádios brasileiros. A classificação varia de uma bola (indicando as piores condições) a cinco bolas (indicando as melhores condições). Neste sentido, com capacidade para 45.954 torcedores, o Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão) recebeu três bolas, mesma classificação de praças de grandes clubes, como Urbano Caldeira (Vila Belmiro) e Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu).

A secretária municipal de Esportes de Presidente Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, comemora o feito e diz que a classificação é recompensa do trabalho realizado na cidade. "É uma conquista merecedora. Vendo a grandiosidade do país depois de uma Copa do Mundo, nosso estádio está no mesmo patamar do Pacaembu, nos falta palavras para agradecer a todos que contribuíram para que isso acontecesse", fala.

Jornal O Imparcial Conforto, acessibilidade e higiene da arena prudentina foram avaliados no sistema

No quesito segurança, foram verificados aspectos como a atuação de cambistas e flanelinhas, a fluidez do público pelas roletas de acesso, e a iluminação do estádio. No item conforto, verificou-se a temperatura, aspecto acústico e visual para o público, além de disponibilidade de serviços e infraestrutura.

Quanto à acessibilidade, foram avaliadas a orientação de espaço, comunicação e o deslocamento de deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida, bem como de idosos e obesos. Serviços de saúde, higiene de alimentação e instalações sanitárias foram observados no quesito de vigilância sanitária.

 

Topo da lista


Na avaliação do ministério, 13 estádios receberam cinco bolas. O ranking é algo semelhante ao que ocorre na Europa, porém a avaliação da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) não usa bolas como pontuação, mas estrelas.

 

Futuro

O ministério informa que nesta primeira fase foram verificadas 155 arenas, porém as demais serão avaliadas no futuro. No Brasil existem cerca de 700 estádios. Segundo o ministro George Hilton, essa classificação - válida por até 36 meses - será revista periodicamente.

As notas variam de uma bola, indicando as piores condições, a cinco bolas, para as melhores situações.

 

Estádios "cinco bolas"

Allianz Parque (São Paulo)

Arena Corinthians (São Paulo)

Arena da Amazônia (Manaus-AM)

Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS)

Beira Rio (Porto Alegre-RS)

Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE)

Mineirão (Belo Horizonte-MG)

Castelão (Fortaleza-CE)

Arena da Baixada (Curitiba-PR)

Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)

Arena das Dunas (Natal-RN)

Mané Garrincha (Brasília-DF)

Arena Fonte Nova (Salvador-BA)

 

Fonte: Sisbrace
Publicidade

Veja também