Prudente, cidade universitária: município consolida-se como polo de formação superior 

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 14/09/2022
Horário 07:33
Foto: Freepik
Capital do oeste paulista atrai milhares de estudantes, não só de cidades da região, como também de outras localidades
Capital do oeste paulista atrai milhares de estudantes, não só de cidades da região, como também de outras localidades

Um dos pontos fortes de Presidente Prudente consolidado ao longo de seus 105 anos de história é certamente o seu perfil universitário. A capital do oeste paulista atrai milhares de estudantes, não só de cidades da região, como também de outros Estados, que passam a morar temporariamente no município enquanto dão andamento aos seus estudos, contribuindo com o seu crescimento e economia. De acordo com a plataforma e-Mec, do Ministério da Educação, o município conta com seis instituições de ensino superior – duas públicas e quatro particulares.
Juntas, as instituições oferecem 123 cursos de graduação, sendo 67 de bacharelado, 35 tecnológicos e 21 de licenciatura. Entre as duas instituições públicas de ensino superior situadas em Prudente, estão a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo). Já entre as quatro instituições de ensino superior privadas estão a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário, Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente) e Fasol (Faculdade Solidária do Oeste Paulista.

FCT/Unesp

Em Prudente, a Unesp possui 46 anos de existência, porém, a Faculdade de Ciências e Tecnologia foi fundada em 1959 e, nesse período, já formou mais de 15 mil estudantes em seus cursos de graduação. Atualmente, a FCT/Unesp possui aproximadamente 3,8 mil alunos de graduação e pós-graduação e 177 docentes. 
A estrutura do campus da FCT/Unesp é uma das maiores do Estado de São Paulo. A FCT conta com 29 salas de aulas em seis blocos divididos em três setores: são 130 laboratórios, sete anfiteatros, um auditório com 290 lugares, ambulatório de fisioterapia com atendimento à comunidade, o Museu do Índio, uma biblioteca com 114.509 livros e vários outros materiais, uma estação meteorológica, pista de atletismo – celeiro de medalhistas olímpicos, restaurante universitário, ginásio de esportes, duas quadras esportivas sendo uma coberta e uma piscina coberta.
O campus oferta gratuitamente 12 cursos de graduação nas três grandes áreas de ensino: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Além disso, o campus da Unesp em Prudente possui 11 programas de pós-graduação strictu sensu (Mestrado e/ou Doutorado), dois programas de pós-graduação latu sensu.
O vice-diretor da FCT, professor Ricardo Pires de Paula, avalia que investir em educação deve ser prioridade para um país que pretende se desenvolver de forma soberana e autossustentável, principalmente, “com nossa herança de desigualdades sociais e regionais”. “Não é diferente para Presidente Prudente, uma cidade que completa 105 anos e que está situada em uma região com pouco dinamismo econômico”, considera.

Fatec

Contribuindo para a democratização ao acesso ao ensino superior, a Fatec de Presidente Prudente conta com aproximadamente 1,2 mil alunos matriculados, oferece 300 vagas, em sete cursos gratuitos com duração de 3 anos, são eles:  cursos superiores de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Empresarial (presencial e EaD), Marketing e Produção Agropecuária.
Seu corpo docente é formado nas diversas áreas dos cursos, contando com 62 mestres e doutores engajados em atividades didáticas, projetos de pesquisa e de extensão de serviços. A instituição promove projetos de desenvolvimento educacional dos alunos, projetos de extensão à comunidade e entidades sociais, além de cursos livres.
O campus abriga 24 salas de aula, dois auditórios, seis laboratórios de informática, laboratório de práticas em eventos, estufas agrícolas, hidroponia, aquaponia, minhocário, laboratório de hardware, espaço maker com impressora 3d e laboratório de gravação de podcast/videocast, biblioteca, monitoria de disciplina e iniciação cientifica, empresa junior, quadra poliesportiva e estacionamento.

Publicidade

Veja também