Prudente confirma 1º caso de leishmaniose em humano neste ano

Paciente é um homem de 58 anos, morador da Cidade Universitária; prudentino está bem, porém internado, uma vez que tratamento é feito em hospital

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/05/2021
Horário 14:55
Foto: Reprodução
Primeiro caso da doença em humano neste ano foi registrado na Cidade Universitária
Primeiro caso da doença em humano neste ano foi registrado na Cidade Universitária

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou, no início da tarde de hoje, o primeiro caso do ano de LVA (Leishmaniose Visceral Americana) em humano no município. A doença foi diagnosticada em um homem de 58 anos, morador da Cidade Universitária. Segundo o órgão, o prudentino está bem, porém internado, uma vez que o tratamento contra a doença é feito em ambiente hospitalar.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, na manhã de hoje os moradores do bairro receberam orientações quanto à doença. Os profissionais da Vigilância também realizaram um trabalho de identificação da área que deverá receber o manejo ambiental, previsto para seis quadras no entorno do endereço em que o caso foi confirmado.

Com a confirmação autóctone da doença, ou seja, contraída em Prudente, a VEM reforça a necessidade dos moradores – do bairro e de todo município – realizarem o manejo ambiental, que consiste em recolher toda a matéria orgânica da residência e descartá-la para destinação adequada.

Agendamento da borrifação

Posterior à realização do manejo ambiental, deverá ser promovida a borrifação, cujo trabalho é agendado previamente, uma vez que é necessário adentrar o imóvel para borrifar o inseticida na parte interna e externa da residência, detalha a supervisora.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também emitiu um comunicado aos moradores do perímetro, em que detalha a instauração de inquérito sorológico, cuja ação consiste na coleta de sangue de todos os animais que residem na casa em que houve a confirmação no humano para verificar se eles também têm a doença, bem como no entorno da residência.

Serviço

A VEM fica na Avenida Manoel Goulart, 98, Centro. O telefone para mais informações é o (18) 3905-3265. Caso o morador não esteja na residência no horário agendado para a borrifação, é necessário entrar em contato previamente com o órgão para reagendar o trabalho.

Foto: Weverson Nascimento - Moradores do bairro foram notificados sobre o inquérito sorológico

Publicidade

Veja também