Prudente confirma 19ª morte por dengue e, em 2 dias, inclui mais 2.051 casos nas estatísticas

VEM esclarece, no entanto, que grande parte desses novos diagnósticos refere-se a meses anteriores, sobretudo março, e que só entrou para cômputo agora

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/05/2023
Horário 12:43
Foto: Fiocruz
Cidade soma 23.865 casos de dengue neste ano
Cidade soma 23.865 casos de dengue neste ano

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), comunicou nesta quarta-feira a 19ª morte em decorrência da dengue na cidade. Não foram divulgados dados como idade e gênero da vítima.

Em relação ao número de diagnósticos, foram acrescentados às estatísticas mais 2.051 casos positivos em dois dias. Na segunda-feira, a cidade somava 21.814 confirmações neste ano. Já em atualização feita nesta quarta, o total saltou para 23.865.

A coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves, esclarece, no entanto, que grande parte desses 2.051 casos é de meses anteriores, sobretudo de março, quando houve o pico de infecções, mas que só entrou para o cômputo agora.

Na sexta-feira, havia 8.321 exames aguardando encerramento. Já neste último boletim, há 6.413.

Unidades de apoio

Na tentativa de desafogar as unidades de saúde, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também