Prudente confirma mais 4 mortes por dengue e total chega a 18 neste ano

Atualização divulgada nesta quinta também aponta 2.259 novos casos da doença; com isso, são 13.287 diagnósticos positivos em 2023

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2023
Horário 13:22
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
VEM pede que moradores auxiliem trabalho dos agentes de endemias durante visitas às casas
VEM pede que moradores auxiliem trabalho dos agentes de endemias durante visitas às casas

Em uma semana, a Prefeitura de Presidente Prudente confirmou quatro novas mortes causadas pela dengue neste ano. No dia 20 de abril, a administração informou que a cidade somava 14 óbitos. Em atualização feita nesta quinta-feira, o número saltou para 18. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) não tem divulgado dados como gênero e idade das vítimas fatais.

Em relação ao quantitativo de casos, foram comunicados, no mesmo período, mais 2.259 diagnósticos positivos. No dia 20, eram 11.028 confirmações em 2023, ao passo que, nesta quinta, são 13.287.

Para conter o avanço rápido da doença no município, a Prefeitura iniciou, no último final de semana, uma força-tarefa de mobilização e combate à dengue. Na sexta-feira e no sábado passados, foram recolhidos 31 caminhões de materiais inservíveis, que poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor. As equipes atuaram nos bairros Itapura, Itacaré, Vila Real, Morada do Sol e Maré Mansa.

Na segunda-feira, os trabalhos foram retomados nos bairros Morada do Sol, Jardim Itapura 1, Vila Real e adjacências e Maré Mansa e adjacências.

A força-tarefa consiste numa ação em que a equipe realiza visitas às casas e orienta os moradores, além de fazer o recolhimento de potenciais criadouros. Cada time é composto por agentes de endemias, agentes de saúde da família, equipes da Visa (Vigilância Sanitária), Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e acadêmicos de Medicina, com apoio de voluntários.

Durante toda a semana, essas equipes têm adentrado as casas procurando vetores e focos da dengue e conscientizando os residentes. A orientação é que os moradores recebam os agentes e auxiliem neste trabalho de enfrentamento. Isso porque, segundo a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves, 80% dos criadouros estão nas casas. "Temos muitas recusas, o morador não deixa a equipe da VEM entrar. Essas pessoas serão notificadas", afirmou a coordenadora.

Unidades de apoio

Na tentativa de desafogar as unidades de saúde, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também