Prudente é 13ª melhor cidade para morar

Ranking do Portal Sempre Família destaca 20 municípios do Estado de São Paulo com condições mais favoráveis para os habitantes

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 06/06/2015
Horário 17:10
 

Presidente Prudente figura na 13ª posição de melhor cidade para se morar no Estado de São Paulo. O ranking foi elaborado e publicado nesta semana pelo Portal Sempre Família, com base no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Pertencente ao GRPcom (Grupo Paranaense de Comunicação), o Sempre Família se dedica a pesquisas de interesses da família e bem-estar das pessoas, em vários aspectos. Para a elaboração do ranking foram usados dados oficiais, adaptados do IDH (Indicie de Desenvolvimento Humano) Global pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pela Fundação João Pinheiro.

Jornal O Imparcial Com cerca de 220 mil moradores, pesquisa aponta Prudente como polo de educação e cultura

Na pesquisa foram considerados três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). "A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013", informa a publicação.

Prudente é a principal cidade do oeste paulista, com cerca de 220 mil habitantes, e se destaca como polo regional de educação com ensino universitário e saúde, devido ao número de hospitais e clínicas de várias especialidades. Sua economia é centrada pelo setor de serviços com forte comércio e por sediar grandes empresas. A avaliação da promoção de eventos culturais e de entretenimento também são fatores listados para se chegar à classificação, como o Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), o Salão do Livro, Sushi Fest e a Expo Prudente.

O secretário municipal de Cultura, José Fábio de Sousa Nougueira, diz que a publicação deixou a administração feliz. Ele reafirma que a cidade possui diversas opções culturais e sedia frequentemente shows com grandes nomes da música brasileira. "Quem gosta de cultura tem aonde ir. Além das atividades da agenda do município, outro grande somador é o Sesc Thermas, responsável por grande parte das atividades artísticas", relata.

O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), diz que a cidade possui uma estrutura interessante, com características de sede regional. "Nosso comércio é rico. Temos três shoppings, indústrias, empresas e em breve teremos outro distrito industrial. As universidades são outro ponto de desenvolvimento", expõe.

Para o economista e mestre em ciências sociais, Wilson de Luces Fortes Machado, "Prudente tem uma série de atributos". Ele considera que a base do levantamento no Índice de Desenvolvimento Humano é maior que o de crescimento, por envolver questões de saúde e indicadores de longevidade.

Machado pontua que Prudente tem porte médio, mas se divide entre elementos de uma cidade de pequeno porte e de centros mais desenvolvidos. "Por conter bairros tranquilos, a cidade é relativamente segura, oferece diversos cursos superiores e tem lazer. É bom estar em uma posição de conforto, acima de outros locais maiores ou do mesmo porte", afirma.

 

Ranking das cidades paulistas

 

1ª São Caetano do Sul

2ª Águas de São Pedro

3ª Santos

4ª Jundiaí

5ª Valinhos

6ª Vinhedo

7ª Santo André

8ª Araraquara

9ª Santana de Parnaíba

10ª Ilha Solteira

11ª Americana

12ª São José dos Campos

13ª Presidente Prudente

14ª São Paulo

15ª São Carlos

16ª São Bernardo do Campo

17ª Assis

18ª Campinas

19ª Rio Claro

20ª Bauru

 

Fonte: Portal Sempre Família
Publicidade

Veja também