Prudente e Machado celebram Corpus Christi

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 24/05/2016
Horário 11:45
Desenvolvendo o tema "Ano Santo da Misericórdia", neste ano, fiéis católicos farão um trajeto inverso do ano passado durante a procissão de Corpus Christi em Presidente Prudente. Dessa vez, a celebração começa com a missa em frente a Catedral de São Sebastião, às 8h. Em seguida, católicos saem em cortejo descendo pela Avenida Coronel José Soares Marcondes até a Washington Luiz. A caminhada segue pela mesma via, atravessando a Avenida Brasil até chegar no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, onde o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos presidirá a bênção do Santíssimo.

De acordo com o monsenhor Mauro Laércio Magro, da Paróquia São Lucas e responsável pela festa religiosa, no percurso estarão montados alguns altares, cada um com um tema, para momentos de paradas onde vários padres irão proferir a Palavra de Deus. Como chegando na Washington Luiz, depois seguindo na avenida, na esquina com a Rua Felício Tarabay, trabalhando a Campanha da Fraternidade 2016 "Casa Comum, nossa responsabilidade"... Um terceiro altar estará no sinaleiro da Avenida Brasil trazendo os "50 anos dos Seminário" formando padres para ajudar nas missões da Igreja. Já no alto do pontilhão, um quarto altar desenvolve o tema do Congresso Eucarístico que trabalha a Eucaristia e o último altar ficará próximo às escadarias do santuário.

"Durante o caminho, as reflexões são sobre a Eucaristia, que vão lembrar a quinta-feira quando Jesus a instituiu e ensinou seus discípulos a se colocarem a serviço do outro . Vale lembrar ainda o milagre que Ele fez com a multiplicação de cinco pães e dois peixes para uma multidão. Que multipliquemos a vida, o amor, o compromisso com os pobres para de fato assumirmos o compromisso com uma igreja servidora... Eucaristia é ação de gratuidade, onde o próprio Jesus se fez alimento!", exclama o religioso.

 

Álvares Machado

Assim como no ano passado, também tradicional pela promoção da festa religiosa, Álvares Machado, terá a procissão de Corpus Christi, a partir das 8h30, na quinta-feira, quando o padre Jurandir Severino de Lima, responsável pela Paróquia São José, segue em cortejo com o Santíssimo pelas ruas, saindo da praça, pela Rua Presidente Roosevelt.

A via não estará enfeitada com tapetes este ano, mas além de carregarem cartazes alusivos ao dia, fiéis católicos estarão doando alimentos não-perecíveis que posteriormente são destinados à Pastoral Social Operários de São José.

Conforme a coordenadora da pastoral Elisangela Cabrera Primo, 34 anos, a comunhão com Jesus Cristo e com os irmãos que se faz neste dia pela Eucaristia, reforça os pensamentos sobre as dificuldades, as necessidades do próximo e o quanto é imprescindível praticar diariamente a solidariedade.

"Todo alimento arrecadado é transformado em cestas básicas que são doadas mensalmente aos setores para as famílias assistidas. A comunidade católica já contribui todos os meses para essa ação, e nesse período são realizadas divulgações nas escolas para que as crianças possam desde cedo ir aprendendo que o dividir é sempre importante", salienta a coordenadora.

 
Publicidade

Veja também