Prudente está apta a ser mais um polo do Centro de Referência do CPB

Veredito foi concedido hoje pelo supervisor de Centros do CPB, Felipe Luiz Barbosa, após vistoria técnica por toda estrutura do Complexo Aquático Antonio Macca

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 11/02/2022
Horário 20:18
Foto: O Imparcial
Supervisor do CPB exaltou que a estrutura do local é comparável aos principais complexos aquáticos do país
Supervisor do CPB exaltou que a estrutura do local é comparável aos principais complexos aquáticos do país

Foi dado sinal verde para a implantação de um Centro de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) no Complexo Aquático Antonio Macca, em Presidente Prudente. O veredito foi concedido pelo supervisor de Centros do CPB, Felipe Luiz Barbosa, após a vistoria técnica por toda estrutura do complexo na manhã de hoje.
Junto a membros do poder público administrativo, como o prefeito Ed Thomas (PSB) e o titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), André Domingos, e a técnica de natação da Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), Micheline Cardoso, o supervisor da CPB percorreu as instalações do complexo e, ao final da vistoria, ficou surpreso com o que viu presencialmente. “Foi bacana. O complexo aquático aqui é maravilhoso. Com certeza, está aprovadíssimo”, relata Felipe. 
O supervisor do CPB exalta que a estrutura do local é comparável aos principais complexos aquáticos do país. “Hoje é difícil a gente ter uma piscina olímpica de 50 metros. Requer um espaço grande, e além do comprimento, a piscina aqui é coberta. Então, ela te dá a possibilidade de praticar na chuva ou em tempo frio ou em tempo quente. A qualidade da água também é de ponta, tanto a limpeza, quanto a temperatura, características que para as pessoas com deficiências mais severas fazem muita diferença”, completa. 
De acordo com o membro do Comitê, a ideia da parceria com Presidente Prudente é fomentar a prática dos esportes paraolímpicos no município a partir da natação, neste primeiro momento, com a capitação de profissionais. “Na natação já tem um trabalho sendo desenvolvido. Nossa ideia neste começo é que o CPB entre com a capacitação de mais professores, buscar estagiários para estar aqui ajudando a galera a fazer o trabalho e, principalmente, ampliar o número de alunos”, ressalva o supervisor do Comitê Paralímpico Brasileiro. 
Ele projeta que, até 2024, a parceria se estenda a outros esportes, como o atletismo, badminton e bocha. “A ideia é ampliar o projeto gradativamente e inserir mais modalidade para que as pessoas tenham um leque de oportunidades e aí dar aquele atendimento para quem tem o potencial. A ideia principal neste momento é oferecer oportunidades”, descreve. 

PP pronta para grandes eventos

O secretário da Semepp, André Domingos, realçou que Prudente está pronta para receber eventos de grande porte e que a vinda e aprovação do membro do CPB são um reconhecimento disso. “A gente tem instalações que estão muito bem estruturadas e que a gente pode realizar qualquer evento de grande porte aqui na nossa cidade. Então, a vinda dele para cá e com olhos dele aprovando e endossando que estamos aptos me deixa muito feliz”, pontuou o titular de Esportes.
Domingos também louvou o trabalho desenvolvido pela técnica de natação para PCD’s (pessoas com deficiência), Micheline Cardoso. “É um trabalho maravilhoso. A Micheline acreditou em um projeto que muita gente não acredita”, concluiu. 
Micheline Cardoso há cinco anos encabeça o projeto de natação, que hoje conta com 45 paratletas. A técnica da Apop realçou a importância do esporte como um mecanismo de inclusão social e que a parceria com o CPB representa uma abertura de novas possibilidades. “Hoje poder ter uma parceria com o CPB, que é o órgão máximo do paradesporto no Brasil, é ver que a gente sempre esteve no caminho certo e que daqui pra frente só coisas boas hão de vir e mais pessoas na cidade poderão ser atendidas.   

Secom

Junto de Ed Thomas, André Domingos, e Micheline Cardoso, supervisor da CPB percorreu as instalações do complexo aquático 


 

Veja também