Prudente figura na 41ª posição em ranking de cidades sustentáveis do Brasil

Levantamento da empresa Bright Cities avalia somente municípios com população superior a 100 mil habitantes, utilizando 40 indicadores divididos em cinco pilares temáticos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/05/2023
Horário 04:00
Foto: Marcos Sanches/Arquivo
Além da 41ª posição em nível nacional, Prudente também garantiu a 19ª posição considerando somente municípios até 250 mil habitantes
Além da 41ª posição em nível nacional, Prudente também garantiu a 19ª posição considerando somente municípios até 250 mil habitantes

Presidente Prudente ficou na 41ª colocação do Ranking de Cidades Sustentáveis do Brasil. O estudo foi divulgado pela empresa de consultoria de gestão pública, Bright Cities, em meados de abril e avalia somente municípios com população superior a 100 mil habitantes, utilizando 40 indicadores divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos. Ao todo, 326 cidades do país foram avaliadas pela empresa. 
Segundo a Bright Cities, o ranking tem como objetivo avaliar o desempenho das cidades no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar dos habitantes. Além da 41ª posição em nível nacional, Prudente também garantiu a 19ª posição considerando somente municípios até 250 mil habitantes, além da 30ª posição no recorte do Estado de São Paulo. 

NOTA 100

Entre os indicadores e as notas alcançadas pelo município no quadro geral, a atual administração de Presidente Prudente destaca quatro quesitos que obtiveram nota 100 no ranking:

- Porcentagem da população da cidade com coleta regular de resíduos sólidos (domiciliar);

- Porcentagem da população da cidade atendida por sistemas de coleta e afastamento de esgoto;

- Porcentagem da população da cidade com serviço de abastecimento de água potável;

- Porcentagem de população em idade escolar matriculada em escolas.

Ações inteligentes

O secretário da Setec (Secretaria de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente), Helton Molina Sapia, comenta que o ranking e os indicadores também consideram as ações inteligentes desenvolvidas pelas cidades, como aquelas que usam as tecnologias e recursos a serviço e em prol do cidadão. Ele cita alguns exemplos desenvolvidos pela atual administração:
“Desde o início da gestão, temos desempenhado e desenvolvido uma série de ações, como a abertura de empresas, que agora são abertas em até 30 minutos; a aprovação instantânea de projetos por meio do Aprova Prudente Digital para edificações de até 70 metros e o Emprega Prudente Digital, para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Essas são algumas das ações que colaboram para que Prudente seja uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável”, relata Sapia à Secom (Secretaria de Comunicação). 

Cidades de porte médio

Outras cidades de porte médio no Estado de São Paulo também figuraram no ranking da Bright Cities: Botucatu ficou em 15º lugar, Marília apareceu na 18º, Bauru em 27º, Ourinhos em 54º e Assis em 61º. 

Publicidade

Veja também