Prudente inaugura Parque Municipal dos Ipês às margens da Raposo Tavares

Trata-se de uma área de 14 hectares predominada pelo plantio de 3 mil mudas desta espécie; ato ocorreu nesta segunda-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/06/2020
Horário 16:00
Marcos Sanches/Secom - Espaço contará ainda com plantio de mais mil mudas
Marcos Sanches/Secom - Espaço contará ainda com plantio de mais mil mudas

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), realizou nesta segunda-feira a inauguração do Parque Municipal dos Ipês. Localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), trata-se de uma área de 14 hectares predominada pelo plantio de 3 mil mudas de ipês e que faz ligação com importantes fragmentos ambientais da região, como a Cidade da Criança, a reserva do Colégio Agrícola e até mesmo o Recinto de Exposição "Jacob Tosello".

Segundo o prefeito, o reflorestamento da área é resultado de acordos de compensação, que, inclusive, contaram com a participação de Bugalho quando então promotor de Justiça de Meio Ambiente. "É uma área relativamente pequena, mas importante, porque tem a nascente do Córrego do Cedro, que é um dos afluentes do Rio Santo Anastácio, de onde Prudente tira 30% de água para abastecimento público".

O titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella, afirmou que quando os ipês estiverem floridos, darão uma beleza significativa à entrada da cidade. Ele lembrou também que o trabalho de justificativa do projeto do parque foi feito pela equipe da secretaria, chefiado pelo doutor em Geociências e Meio Ambiente, Marcos Boin, na época assessor da Semea.

"Este parque, nos últimos meses, teve plantios de compensação ambiental e haverá ainda plantio de mais mil mudas. Esperamos que quando estiver devidamente instalado, ele seja um ponto de visitação. Tenho orgulho em participar deste ato", pontuou Portella.

Presente no ato, o presidente da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), Djalma Weffort, parabenizou o governo municipal e os técnicos que participaram do projeto e ressaltou que, além de ecológico e ambiental, o Parque dos Ipês poderá gerar benefícios econômicos à cidade. Já o vereador Wellington de Souza Neves (MDB), ponderou que nunca é demais plantar uma árvore e que as próximas gerações desfrutarão dos benefícios. "Que este ato se estenda para outras regiões".

 

"Este parque, nos últimos meses, teve plantios de compensação ambiental e haverá ainda plantio de mais mil mudas. Esperamos que quando estiver devidamente instalado, ele seja um ponto de visitação"

Wilson Portella

Secretário municipal de Meio Ambiente

 

Além de também agradecer a equipe da Semea, bem como o doutor Boin, Bugalho lembrou também que, segundo estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Prudente tem cobertura vegetal pontuada em 5.6 e o ideal será 6.2.

"Temos que avançar cada vez mais para melhorarmos este índice, que já é um dos melhores do Estado. Outro aspecto importante com a implantação do Parque dos Ipês é em ambos os lados da rodovia termos reservas que deixam a cidade mais bonita. Esperamos que ele seja o pontapé para que o governo do Estado doe a área do Recinto de Exposição, que tem 36 alqueires, para que seja incorporada ao parque", concluiu Bugalho.

Publicidade

Veja também