Prudente intensifica ações de testagem em alusão ao Dia de Combate à Aids

Objetivo é realizar 4 mil testes rápidos, sendo 2 mil para HIV e outros 2 mil para sífilis; atendimento ocorre nas unidades de saúde e Ambulatório Municipal

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/11/2020
Horário 16:24
Arquivo - Testagem ocorre durante o ano todo no Ambulatório Médico Municipal
Arquivo - Testagem ocorre durante o ano todo no Ambulatório Médico Municipal

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado na próxima terça-feira, dia 1º, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento), realiza a 13ª edição da campanha "Fique Sabendo".

A intensificação da iniciativa seguirá até o dia 4 de dezembro nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), e até o dia 17 na sede do Ambulatório Médico Municipal.

Com meta de realizar 4 mil testes rápidos, sendo 2 mil para HIV (vírus da imunodeficiência humana) e outros 2 mil para sífilis, haverá também ações in loco nos dias 1º, 3, 9, 10, 15 e 17 de dezembro, sempre das 18h30 às 22h30, junto às pessoas que trabalham se expondo e “podem ser portadoras do vírus, estarem transmitindo e ainda não sabem”, ressalta Jefferson Saviolo, coordenador do SAE/CTA.

Segundo ele, no caso de resultados positivos, as pessoas são encaminhadas ao tratamento, "que melhora muito a qualidade e a perspectiva de vida". “Mais que isso, com o tratamento, a pessoa deixa de transmitir quando chega ao estágio em que o vírus fica indetectável”.

Além da testagem, durante as abordagens serão proferidas orientações sobre prevenção às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), PEP e PrEPP (Profilaxia Pré e Pós-Infecção), entre outras. Conforme Saviolo, entre os 45 municípios integrantes do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), Prudente é o único que disponibiliza a PrEPP. Embora existam meios de prevenção ao HIV, ele reforça que a camisinha continua sendo o método mais eficaz, pois, além do vírus, previne todas as outras ISTs.

Embora haja intensificação da campanha "Fique Sabendo", o coordenador reforça que, no Ambulatório Médico Municipal, assim como nas unidades de saúde, há testagem o ano todo. “Não viva na incerteza, faça o teste rápido, procure a unidade de saúde mais próxima ou o ambulatório”.

Serviço

O SAE/CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, entretanto, a testagem é realizada de segunda a quinta, das 7h30 às 10h e das 13h às 15h; e às sextas, somente no período da manhã, das 7h30 às 10h. Por se tratar do fim de semana, o horário na sexta é reduzido para que haja tempo hábil, em caso de resultado positivo, de oferecer todo respaldo psicológico e médico ao paciente.

Em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19, a orientação é que o munícipe ligue para agendar o horário para testagem. O telefone é o (18) 3221-1366.

Publicidade

Veja também