Prudente já teve o “trem de luxo”

SINOMAR CALMONA

O Museu e Arquivo Histórico Municipal de Presidente Prudente tem um vagão do Expresso de Prata

COLUNA - Sinomar

Data 13/02/2021
Horário 05:15
Vagão do "trem de luxo" foi recuperado pela Secretaria da Cultura de Presidente Prudente
Vagão do "trem de luxo" foi recuperado pela Secretaria da Cultura de Presidente Prudente

Pouca gente sabe: a região de Presidente Prudente já teve um trem de luxo, o Expresso de Prata, operado pela extinta Estrada de Ferro Sorocabana, depois sucedida pela Fepasa, fazendo viagens diariamente para São Paulo. A viagem começava em Presidente Epitácio. O embarque ocorria todos os dias, sempre às 17h, era um acontecimento nos finais da tarde. Justificando seu nome, os vagões eram todos prateados, puro aço escovado, e o comboio partia serpenteando o leito ferroviário. Para enfrentar as muitas horas de viagem, uma completa estrutura, como poltronas acolchoadas. O "trem de prata" tinha um vagão restaurante. Locomotivas a diesel tracionavam os trens. A partir de Ourinhos, a ferrovia era eletrificada. A viagem demorava cerca de 14 horas e terminava de manhã na Estação Julio Prestes, em São Paulo. Incrível constatar como o Brasil regrediu nessa questão. Perdemos essa comodidade que era o trem ferroviário de passageiros para São Paulo. Uma lembrança ficou. Um vagão do "trem de luxo" foi recuperado pela Secretaria da Cultura de Presidente Prudente (um dos legados de José Fábio Sousa Nougueira, além do Centro Cultural Matarazzo e do IBC Centro de Eventos) e pode ser visto no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.

HARD SELTZER
Uma bebida com esse nome tem chances de vingar no Brasil? Muita gente acredita que sim. E a começar pela Coca-Cola, que despeja a dela nos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro (e também em cidades mexicanas) desde outubro do ano passado. A primeira versão brasileira, a Verano, acaba de ser anunciada. Pertence à cervejaria artesanal Blondine, sediada em Itupeva, no interior de São Paulo. As hard seltzers – classificadas, no Brasil, como bebidas alcoólicas mistas gaseificadas – se apresentam como uma alternativa para quem não está a fim nem de cerveja, nem de Coca-Cola e demais refrigerantes. Vendidas principalmente em latinhas, têm menos calorias e carboidratos que as cervejas e teor alcoólico semelhante (entre 4% e 5%). À base de suco, são turbinadas com álcool oriundo ou de açúcar de cana ou de malte de cerveja.

AGUARDEM
Diego Andreasi, presidente da Fundação Inova, trouxe ontem uma novidade para todos que acompanham a área de pesquisa, ensino, tecnologia e inovação. Está para sair o edital de chamamento para todos que têm uma pequena empresa, ou pessoas físicas que queiram ter um negócio na área, possam usufruir de toda infraestutura que a fundação oferece para o desenvolvimento de seus negócios. Único requisito é que as empresas se enquadrem nas áreas de pesquisa, ensino, tecnologia ou inovação.

RAPIDINHAS
...
Bom dia senhores promotores: Hoje é o Dia Estadual do Ministério Público!
...
Prefeito Ed Thomas visitou ontem as obras do Abrigo de Animais, acompanhado dos advogados Lucas Bressanin e Wesley Cotini, que apoiam a iniciativa.
...
Construção do aguardado Abrigo Municipal de Animais deve estar pronta em 30 dias.
...
“Não vai ser um depósito de animais, mas uma casa de passagem, onde os animais receberão o tratamento e entrarão numa lista de adoção”, alertou o prefeito.
...
Maringá foi eleita a melhor cidade brasileira para se viver. É o que apontou ranking divulgado pela consultoria Macroplan, que avalia as 100 maiores cidades brasileiras dentro do Índice de Desafios da Gestão Municipal.
....
O bom senso deve regar sempre a árvore das opiniões, pede Heloisa Marins.
...
Pessoas físicas e empresas que deixaram de pagar tributos federais por causa da pandemia de Covid-19 poderão parcelar a dívida, a partir de 1º de março, com desconto na multa e nos juros.
...
Ponto final: É tempo de aprender, sempre.

Publicidade

Veja também