Prudente lança campanha de combate ao Aedes aegypti

Objetivo da iniciativa é mobilizar os cidadãos para que limpem seus quintais e verifiquem objetos que possam acumular água

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/09/2019
Horário 12:26

Com quase 6 mil casos de dengue confirmados, Presidente Prudente está em estado de alerta. Isso porque com o período de chuvas que deve acometer o município e o vírus tipo 2 que está circulando, o número de registros deve crescer de forma drástica. Com a finalidade de limpar a cidade durante o mês de outubro, a Unimed Presidente Prudente e a Prefeitura lançarão, nesta quinta-feira, a Campanha “Prudente contra o Mosquito”.

O objetivo da iniciativa é mobilizar os cidadãos para que limpem seus quintais e verifiquem objetos que possam acumular água, desde uma tampinha de garrafa até vasos de plantas e pneus. O lançamento será na Sala de Cinema “Condessa Filomena Matarazzo”, no Centro Cultural Matarazzo, às 8h.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Unimed Prudente, Edison Iwao Kuramoto, no início deste ano os hospitais e prontos-socorros precisaram lidar com demanda de pacientes acima do esperado, por conta do aumento de casos de dengue que não estava previsto. “Na época, a cooperativa chegou a criar um ponto de hidratação para atender grupos que se recuperavam da doença”, completa.

“Não podemos perder para o mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir a dengue, pode trazer ainda doenças como a Zika Vírus e a Chikungunya. Precisamos que as pessoas se conscientizem a respeito da situação vivida hoje por Prudente e mobilizem suas famílias para que todos ajudem na eliminação dos focos”, destaca Kuramoto.

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) alerta que o risco do município ter uma epidemia com números semelhantes a 2016, quando Prudente registrou 13.065 casos e 28 óbitos, “é muito grande”. Assim, o chefe do Executivo pede a colaboração de todos os prudentinos para que “essa batalha contra o mosquito seja vencida”. “Esperamos que empresas e instituições entrem nesta luta, que mobilizem seus colaboradores”, completa.

 

Campanha

Como parte da iniciativa, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) intensificará os mutirões a partir já deste sábado. O cronograma, que pode sofrer alterações devido às condições climáticas, por ora está da seguinte forma: neste sábado, será em bairros como Centro, Jardim Regina, Estoril, São Judas, Aviação, Jardim Paulista, Maristela, Bosque, Santa Helena, Ocidental, Vila Nova, entre outros.

Publicidade

Veja também