Prudente lidera ranking nacional que avalia atenção básica à saúde

Cidade obteve nota 9,71 numa escala de 10 no Previne Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde; está em destaque realização de exame preventivo de câncer do colo do útero

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2024
Horário 04:00
Foto: Maurício Delfim Fotografia
´Prudente mais uma vez obteve destaque nacional na área da saúde
´Prudente mais uma vez obteve destaque nacional na área da saúde

Os serviços de saúde prestados pela Prefeitura de Presidente Prudente mais uma vez obtiveram destaque nacional. Levantamento do 3º quadrimestre do Ranking Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à Saúde, coloca a capital regional em primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, com nota 9,71 em uma escala que vai até 10.

O programa, vinculado ao Ministério da Saúde, se baseia em sete indicadores para medir o nível da atenção básica de cada município brasileiro.

Em Prudente, destaca-se a realização de exame preventivo de câncer do colo do útero (citopatológico), em que o município conseguiu superar pela primeira vez a meta estipulada pelo governo federal, além da realização de pré-natal, exames de sífilis, HIV (vírus da imunodeficiência humana) e odontológicos em gestantes, bem como exames para controle da hipertensão, indicadores em que o município permaneceu acima da meta do ministério.

"O desempenho obtido pela cidade neste ranking reforça o compromisso das equipes da Secretaria de Saúde em promover uma assistência eficiente, humanizada e que atenda as demandas da população, sobretudo no que diz respeito à atenção básica", expõe o secretário municipal da Saúde, Breno Erbella Casari. "Esta é uma conquista de todos os servidores da Secretaria de Saúde e é resultado das nossas estratégias para ampliar o atendimento da população", ressalta.

Busca ativa

"No caso do preventivo, que é nossa maior conquista deste quadrimestre, nós demos início a uma busca ativa daquelas mulheres que se enquadram no público-alvo do exame, entrando em contato diretamente com aquelas que estavam com o Papanicolau atrasado. Hoje, com o apoio da TI [Tecnologia da Informação], temos um sistema que identifica automaticamente as pacientes que não fizeram o preventivo nos últimos três anos e gera uma lista com todos esses nomes, facilitando muito o trabalho de contatá-las", pontua Breno.

Os dados também apontam que a qualidade da atenção básica de Prudente supera com folga a de municípios de porte semelhante ou superior, como é o caso de Bauru, que obteve nota 7,88, Marília (7,69) e São José do Rio Preto (8,57).
O titular da secretaria também enfatizou o trabalho realizado por duas unidades de saúde específicas: a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Bela Vista e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Santana, que obtiveram os melhores indicadores do município.

Foto: Freepik

Secretaria de Saúde executa estratégia para localizar mulheres com Papanicolau atrasado

Publicidade

Veja também