Prudente mantém estabilidade com mais 1 milhão de receitas atendidas em 2023

Com 31 farmácias de distribuição de medicamentos, atendimentos ficaram estáveis se considerarmos que foram 1.037.938, em 2022

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 19/01/2024
Horário 04:15
Foto: Reprodução/Prefeitura de Prudente
Assistência Farmacêutica é composta por 33 farmacêuticos e 32 auxiliares de farmácia
Assistência Farmacêutica é composta por 33 farmacêuticos e 32 auxiliares de farmácia

Com 31 farmácias de distribuição de medicamentos, Presidente Prudente fechou 2023 com 1.023.938 de receitas atendidas. Isso significa que as concessões da Assistência Farmacêutica Municipal, composta atualmente por 33 farmacêuticos e 32 auxiliares de farmácia, se mantiveram estáveis, se considerarmos que foram 1.037.938, em 2022. Ou seja, no ano passado foram 14 mil atendimentos a menos, índice de retração de 1,34%. “Têm direito à retirada de medicamentos os munícipes cadastrados e que passaram por atendimento no SUS [Sistema Único de Saúde], portando receita médica válida”, promove a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

De acordo com a Prefeitura, os remédios disponibilizados fazem parte da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), a qual compreende 129 medicamentos em 169 apresentações diferentes disponíveis para dispensação aos pacientes. Já os padronizados, estes são baseados na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), os quais visam atender às necessidades de saúde prioritárias da maioria da população municipal. 

“Sendo assim, a dispensação compreende medicamentos de uso contínuo, como anti-hipertensivos, antidiabéticos, hormônios tiroidianos, bem como medicamentos para saúde mental, antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros”, enfatiza a Secom.

Atualmente, o município dispõe de uma Farmácia Central, 10 farmácias nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outras 19 farmácias nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Há ainda uma farmácia no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da Cohab.

Publicidade

Veja também