Prudente pede ajuda para adquirir castramóvel

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/03/2017
Horário 09:25



O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou ontem, em Regente Feijó, da abertura do processo de capacitação de interlocutores das cidades que participam do Programa Município Verde Azul. Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente, Wilson Portella Rodrigues, aproveitou para reivindicar do Estado um castramóvel, veículo que possibilitaria a castração de animais pelos mais diversos pontos da cidade. Ainda, na oportunidade, o chefe do Executivo de Álvares Machado, José Carlos Cabrera Parra (PSDB), tratou com o secretário de Estado sobre a possibilidade de auxílio da pasta na revitalização do Balneário da Amizade. Mais de 15 prefeitos e representantes de 32 cidades estiveram presentes.

Jornal O Imparcial Encontro reuniu mais de 15 prefeitos em Regente, ontem

"Aproveitei para solicitar ao secretário o castramóvel, ou seja, um ônibus ou carro que vai andar pela cidade, com uma espécie de um ambulatório, onde os veterinários vão poder atender os animais abandonados. Ele deu 30 dias de prazo para apresentar a solicitação para elaboração de projeto a respeito do assunto", relata Portella. Pontua ainda que, no evento, aproveitou para acompanhar as diretrizes do programa e pedir ajuda do Estado para o projeto de arborização da capital da Alta Sorocabana.

O prefeito de Machado considerou o evento importante por possibilitar que ele tratasse de assuntos pendentes do município diretamente com Ricardo. Além do projeto de revitalização do balneário, Cabrera ainda conversou com o secretário estadual sobre a implantação do aterro sanitário pelo Cipp (Consórcio Intermunicipal do Pontal do Paranapanema), a ser localizado entre Pirapozinho e Tarabai, no km 487 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), o qual vai atender de forma conjunta, além de Machado, as cidades de Estrela do Norte, Narandiba, Pirapozinho, Sandovalina e Tarabai.

 

Verde Azul


No anfiteatro de Regente Feijó, os presentes trataram do Município Verde Azul, programa que existe desde 2007, criado para medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável. "Essa capacitação é importante porque é o interlocutor no final que acaba trazendo ao município todas as orientações, dicas e apoios, que o programa pode dar", ressalta o secretário de Estado. "Por meio deste, o secretário de Meio Ambiente, a Prefeitura e a Câmara acabam se engajando e é um jogo de múltiplo interesse, no qual todos ganham. É a partir dessa capacitação que o trabalho se desenvolve de forma mais eficaz", acrescenta.

Ricardo Salles pontua ainda que é imprescindível que os municípios tenham políticas adequadas de preservação e restauração do meio ambiente. "Então, o programa é uma grande oportunidade nesse sentido. Ainda é um instrumento importante de repasse de recurso do Estado para cidade. Neste ano são R$ 15 milhões que estão disponíveis no programa, recurso que pode ajudar as prefeituras a buscarem os equipamentos, treinamentos, enfim, tudo que se precisa", relata. Expõe que a contrapartida que o Estado exige é que o município esteja bem relacionado, se envolvendo e evoluindo dentro das diretrizes do programa. Na oportunidade, o chefe da pasta ainda se reuniu com os prefeitos em grupo para ouvir questionamentos, demandas e ideias.

 
Publicidade

Veja também