Prudente prepara oficinas musicais gratuitas para 2021

Projeto está sendo trabalhado pela Coordenadoria da Juventude e Orquestra de Metais e Percussão; a princípio, aulas serão na Praça CEU do Parque Alvorada

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/12/2020
Horário 08:00
Foto: Marcos Sanches
Projeto tem coordenação geral de Branco (em pé) e Bruno Bocal, coordenador pedagógico
Projeto tem coordenação geral de Branco (em pé) e Bruno Bocal, coordenador pedagógico

A Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com a omp3 (Orquestra de Metais e Percussão de Presidente Prudente), planeja para 2021, na Praça CEU (Centro de Esportes Unificado) do Parque Alvorada, localizado na zona leste, a criação de oficinas musicais gratuitas para crianças e jovens do município. Parte dos instrumentos musicais, como bombardinos, trompetes, trombones e percussões, já foi comprada com recursos da Lei Aldir Blanc obtidos pela omp3.
Segundo o maestro e coordenador do projeto, Reginaldo Henrique “Branco”, as oficinas abrangerão diversos cursos de instrumentos de sopros e percussão. “A oficina vai contar com aulas de instrumentos de percussão sinfônica, marcial, instrumentos de sopro como trompete, trombone, tuba, euphonium e aulas de dança, na parte de corpo coreográfico e baliza”, explica.

“A PRINCIPAL FINALIDADE DO PROJETO É, ALÉM DE PROPORCIONAR UM ESTUDO MUSICAL DE QUALIDADE, FORMAR CIDADÃOS MELHORES. O NOSSO DESEJO É QUE A MÚSICA POSSA SER UM OBJETO DE TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DE CADA UM DELES”
Bruno Bocal

Reginaldo expõe que com o auxílio que receberam, já contrataram todos os profissionais necessários para a equipe e compraram 25 novos instrumentos, além dos que já possuíam. “Os alunos poderão usar os instrumentos nas aulas, levar para casa para o treinamento e devolver ao final do curso”.
O coordenador artístico pedagógico, Bruno Bocal, fala sobre a importância de oferecer os cursos para a população. “A principal finalidade do projeto é, além de proporcionar um estudo musical de qualidade, formar cidadãos melhores. O nosso desejo é que a música possa ser um objeto de transformação na vida de cada um deles”, salienta.

Outras praças serão atendidas

Vale destacar que, a princípio, as oficinas serão realizadas apenas na unidade CEU da zona leste, mas a ideia da coordenação é levar posteriormente para as outras praças da Juventude da cidade.
As oficinas ainda não possuem data marcada para começo das aulas, por conta das novas atualizações do Plano São Paulo para a cidade, porém, serão divulgadas previamente todas as vagas disponíveis e as datas para as matrículas. Não há limite de idade e todos os cursos serão ofertados gratuitamente.
É importante lembrar que a parceria entre o poder público e a Orquestra de Metais foi estabelecida em 2019, através do ProAc-ICMS, em que a instituição se compromete a oferecer aulas gratuitas à comunidade em espaços públicos.

SERVIÇO
Para mais informações, basta entrar em contato com a Coordenadoria da Juventude pelo WhatsApp (18) 99606-0606 ou ir até o local presencialmente. A praça fica localizada na Avenida Tancredo Neves, 2.150, Parque Alvorada. (Colaboração - Isabela Gomes).

Foto: Marcos Sanches

25 novos instrumentos foram adquiridos com recursos da lei Aldir Blanc

Veja também