Prudente protocola pedido de indicação geográfica da batata-doce 

IG de Procedência é uma marca que identifica origem geográfica de um produto, com certificação de sua qualidade e características singulares

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/03/2024
Horário 04:00
Foto: Arquivo/Weverson Nascimento
Presidente Prudente é a maior produtora de batata-doce no Estado de São Paulo 
Presidente Prudente é a maior produtora de batata-doce no Estado de São Paulo 

Maior produtora estadual de batata-doce, Presidente Prudente está prestes a conquistar um marco importante para sua economia dentro do segmento da agricultura: a IG (Indicação Geográfica) de Procedência da Batata-Doce. Nesta quinta-feira, às 19h, será realizada a cerimônia de protocolo de pedido da IG, no Escritório Regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na cidade.

A iniciativa é liderada pela Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região), em parceria com um grupo de instituições, como Sebrae-SP, IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - campus Presidente Epitácio, Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios ) - Polo Regional Alta Sorocabana, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Sindicato Rural de Presidente Prudente, Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Seagri (Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

De acordo com Ademir Corte, da Abrobarpp, a IG de Procedência é uma marca que identifica a origem geográfica de um produto, certificando sua qualidade e características singulares, atribuídas aos recursos naturais e ao saber fazer daquela região. Em entrevista a O Imparcial, Ademir destacou a importância deste reconhecimento a partir do IG. “O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado”.

Responsável por analisar e conceder esse reconhecimento legal, o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) desempenha um papel fundamental nesse processo. Ademir Corte explica que o Inpi é a instituição que concede o registro legal de IG no país, seguindo as condições estabelecidas pela Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996) e pela Portaria Inpi/PR nº 04/2022. 

Segundo o membro Aprobarpp, além de valorizar o produto e proteger o território, a conquista da IG traz benefícios significativos para a região. “Irá agregar valor à batata-doce produzida em nossa região, protegendo o território, dando maior visibilidade e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, ressalta Ademir.

Marco para Prudente

O analista de negócios do Sebrae-SP, Rodolfo Fachiano, destaca a importância desse marco para Presidente Prudente: “Será uma celebração dos três anos de trabalho, que finalizará com o protocolo no Inpi”. Atualmente, o Estado de São Paulo já conta com sete produtos com IG reconhecida, evidenciando a relevância deste selo de qualidade e autenticidade.

SERVIÇO
A cerimônia de protocolo de pedido da IG da batata-doce será realizada no escritório do Sebrae-SP, localizado na Avenida Washington Luiz, 466, no Centro de Presidente Prudente. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (18) 3916-9050.

Publicidade

Veja também