Prudente realiza sessão de cinema exclusiva para autistas

"MoviecomTodos: Sessão Azul" faz parte do projeto Integra Ação do Prudenshopping que inclui diversos parceiros nas ações de inclusão

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2023
Horário 15:02
Foto: Cedida
Ação do projeto Integra Ação Pruden contou com a participação de alguns profissionais da Unoeste
Ação do projeto Integra Ação Pruden contou com a participação de alguns profissionais da Unoeste

Seguindo a premissa de que lugar do autista é em todo lugar, o Prudenshopping e a Cinemas Moviecom proporcionaram neste domingo (5) uma manhã especial para autistas de Presidente Prudente e região. Por meio do Integra Ação Pruden, eles participaram do projeto “MoviecomTodos: Sessão Azul”, que ofereceu uma sessão de cinema exclusiva para autistas, familiares e amigos de pessoas com TEA, Transtorno do Espectro Autista. A sessão exibiu gratuitamente o filme “As múmias e o Anel Perdido” e contou com a participação de alguns profissionais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), instituição que apoia todo e qualquer tipo de inclusão.

Entre eles, estavam o coordenador de Marketing da universidade, Bruno Dias, a coordenadora da Rede de Bibliotecas e do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) da universidade, Regina Liberati Silingovschi, e o coordenador do curso de Educação Física EAD, Carlos Augusto de Carvalho Filho, que também é o representante máximo da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente e Região.

A sessão realizada ontem foi diferenciada por respeitar particularidades dos autistas. Por isso não houve a utilização de som alto, as luzes do fundo permaneceram acesas, não houve a exibição de trailers e a porta de entrada se manteve aberta o tempo todo. A ideia foi proporcionar ainda mais integração, respeito e dignidade às pessoas com autismo.

A coordenadora de Marketing do Prudenshopping, Bel Claro, ficou satisfeita com os resultados dessa iniciativa que envolveu vários parceiros. Adiantou que as ações visando promover a inclusão dessas pessoas no shopping vão continuar. “Essa parceria foi realmente um sucesso. Além disso, vamos ter vagas especiais para os autistas aqui no Prudenshopping e também um treinamento da nossa equipe, que será realizado por uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em parceria com a Unoeste, Rádio 101 FM e a própria Secretaria de Assistência teremos um podcast para tratar da conscientização do tema. Então, de um modo geral, vamos trabalhar a inclusão e integração de pessoas com autismo, pois entendemos que todos merecem estar inseridos na sociedade de uma forma igualitária. É uma honra poder participar desse projeto e contar com a parceria da Unoeste”, ressaltou.

 

PARCERIA DE INCLUSÃO

 O diretor de Marketing da Unoeste, Bruno Dias, falou que é um orgulho para a universidade ser parceira do Prudenshopping nesse tipo de ação, e que é grande a expectativa quanto à futuras ações dentro desta proposta de inclusão e integração que o shopping está realizando. “A universidade tem como propósito ‘transformar vidas’, então, a iniciativa de abraçar o ‘autismo’ e tornar a vida de crianças, jovens ou adultos e de seus familiares melhor também é nosso objetivo. Temos professores e alunos qualificados que podem muito colaborar nessa causa do autismo em busca da conscientização e também de uma melhor qualidade de vida. Somos referência em prestação de serviços à comunidade, com mais de 1 milhão de atendimentos já realizados em diferentes iniciativas ao longo dos anos de atuação da Unoeste”, lembrou.

 

DIVERSIDADE E RECONHECIMENTO

A coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que hoje estima haver mais de 450 crianças autistas matriculadas somente em escolas municipais de Prudente, também elogiou a iniciativa. “A importância desses eventos é reconhecer a diversidade de nossa sociedade e principalmente dar as famílias que têm algum ente com algum tipo de deficiência a possibilidade de estar com seus filhos em qualquer lugar”. O professor Carlos Augusto também enfatizou que quando essa inclusão acontece, todos os envolvidos acabam contribuindo para um mundo mais consciente e integrado. “Com certeza isso é algo que temos procurado em nossas ações como professores, profissionais da saúde e seres humanos: integração. Queremos que isso vire uma prática cotidiana”, emendou.

Ele resumiu o domingo de ontem sob a percepção de três Carlos: o professor, o coordenador da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Carlos pai. “Como coordenador do curso de Educação Física EAD, vejo a importância de nossos alunos, futuros profissionais, estarem engajados nesta temática. Como coordenador da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fica aquele sentimento de que o trabalho desenvolvido como um todo pela equipe, capitaneado pela Secretaria de Assistência Social e Prefeitura tem dado voz às famílias, e de que a sociedade possa estar incluindo a todos. Isso não deve partir só do poder público, e sim deve vir da sociedade, como foi caso do Prudenshopping, Unoeste, Ri Happy, Moviecom e outros parceiros. E na minha visão de pai e ser humano vi a alegria daqueles pais e mães que pela primeira vez conseguiram ir a uma sessão de cinema com seus filhos. Isso nos emociona muito”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também