Prudente recebe 4,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Primeira remessa chegou ao município por volta das 14h30; imunização começa pelos profissionais da saúde e idosos que vivem em casas de repouso

Foto: Mariana Padovan/Secom
Vacinas contra o coronavírus chegaram a Prudente nesta tarde
Vacinas contra o coronavírus chegaram a Prudente nesta tarde

Presidente Prudente recebeu a primeira remessa das vacinas contra a Covid-19 na tarde de hoje. Sob a escolta da equipe do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e Força Tática da Polícia Militar, a entrega de 4.880 doses ocorreu na Rede de Frio, local destinado ao acolhimento de vacinas na cidade, onde os produtos ficarão armazenados.

Nesta primeira etapa de vacinação, o público-alvo é formado por profissionais da saúde, prioritariamente aqueles que atuam na linha de frente no combate à pandemia, além de idosos que vivem em casas de repouso (institucionalizados).

De acordo com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a vacinação dos trabalhadores de saúde ocorrerá nas próprias unidades onde atuam, como hospitais, clínicas e outros serviços. Em relação aos idosos institucionalizados, equipes volantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) irão até as casas de repouso. É importante lembrar que a imunização é composta por duas doses, com intervalo de 21 dias.

Para as etapas seguintes, em que serão imunizados os idosos (divididos por faixas etárias), a vacinação ocorrerá em 27 postos de vacinação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) da cidade. Os serviços funcionarão de segunda a sexta, das 7h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população faça um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações.

A expectativa para a chegada do caminhão que trouxe as vacinas teve início logo nas primeiras horas da manhã, quando a Prefeitura comunicou à imprensa que, por volta das 10h30, os imunizantes deveriam chegar ao município. No entanto, devido a um atraso no transporte, os produtos foram entregues algumas horas depois, por volta das 14h30.

Atraso na região? 

Conforme já noticiado por este diário, na segunda-feira o governo estadual iniciou o envio das vacinas e insumos, em primeiro momento, aos cinco hospitais-escolas do interior, entre eles o de Marília (SP).

Justamente por este motivo é que as cidades do DRS de Marília, como é o caso de Adamantina e Osvaldo Cruz, receberam as doses da vacina antes do DRS de Presidente Prudente.

Esta foi a razão pela qual as duas cidades da Nova Alta Paulista conseguiram dar início à campanha de vacinação antes da maior cidade do oeste paulista, já na quarta-feira.

Já o envio do Estado aos demais polos regionais, como Prudente, teve início na terça-feira, de forma que, dois dias depois, os insumos chegam à capital do oeste paulista para o posterior encaminhamento às cidades vizinhas. O prazo está dentro do anunciado pelo governo estadual, que estimava finalizar as entregas até esta sexta-feira. 

“A campanha de imunização contra a Covid-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação serão divulgadas pelo governo de São Paulo”, explica a Secretaria Estadual de Saúde.

Publicidade

Veja também