Prudente recebe Cia A DitaCuja, com o espetáculo “M&M Show”

Programação, que tem entrada gratuita, será realizada neste sábado, e conta ainda com oficina, roda de conversa e gravação de um videocast

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/09/2025
Horário 06:23
Foto: Raíza Ferreira
Espetáculo aposta no ridículo como força de transformação e aproximação com o público
Espetáculo aposta no ridículo como força de transformação e aproximação com o público

A Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, estará em Presidente Prudente, neste sábado, com o espetáculo “M&M Show”. A programação gratuita inclui além do espetáculo, protagonizado pelas palhaças Michele Maria e Iana Montanha, oficina de comicidade, roda de conversa e a gravação de um videocast sobre “O Riso e o Ridículo”.

O projeto acontece em parceria com grupos e espaços locais, com acesso livre e recursos de acessibilidade, no Galpão da Lua, às 20h com o espetáculo; e das 14h às 17h, com a oficina, roda de conversa e gravação do videocast.

A circulação faz parte de um projeto contemplado no edital ProAC/PNAB 2024, realizado pelo governo federal, governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CultSP, e percorre nove cidades do Estado ao longo de seis meses.

Segundo a Cia A DitaCuja, o objetivo é compartilhar com o público uma pesquisa cênica que mistura palhaçaria, cabaré, circo, teatro e crítica social. Além do espetáculo, o projeto valoriza o encontro com o público local, a troca de saberes e a memória dos processos por meio de ações formativas e registros audiovisuais.

Crítica com o riso na linha de frente

O “M&M Show” vem com um humor escrachado, poesia e besteira séria. As palhaças M&M (Mixiryca Monroe e Dona Montanha) sobem ao palco para um show de variedades, que zomba das estruturas rígidas do mundo e de si mesmas, com improviso, musicalidade, crítica social e liberdade cômica. 

Inspirado nas linguagens do cabaré, do besteirol (com ironia) e da palhaçaria contemporânea, o espetáculo aposta no ridículo como força de transformação e aproximação com o público. “Serão momentos para se permitir desligar do cotidiano e se entregar ao riso. Um espetáculo cheio de referências e reflexões improváveis dos programas dos anos 90/2000, que estabelecerá uma relação de pura diversão entre nós palhaças e a plateia”, explica a artista, Iana Montanha.

Mais do que um espetáculo, trata-se da afirmação do riso como forma de comunicação potente - uma ponte entre público, artista, sociedade e a tradição circense. “Acreditamos que, além de fazer rir, os espetáculos de comicidade e palhaçaria necessitam construir novas narrativas, que contemplam as gerações atuais e produzam novas referências de pesquisa para a arte do fazer rir”, ressalta a artista, Michele Maria, que dá vida à palhaça Mixiryca Monroe.

Oficina de comicidade

Além das apresentações, a dupla realiza a oficina “O Riso e o Ridículo - Laboratório de Comicidade Crítica”, direcionada para artistas, estudantes, educadores e curiosos. A formação propõe exercícios práticos e partilhas de processo qeu exploram o corpo cômico, o improviso e as dramaturgias do riso. São oferecidas 20 vagas por ordem de chegada.

Roda de conversa e videocast

Após a sessão do espetáculo, o público é convidado para uma roda de conversa sobre o processo criativo e as potências do riso como linguagem artística e política. O projeto também dá origem à gravação de um episódio especial do videocast “Rir de Si Mesmo e do Mundo”, que contará com um bate-papo com um artista local.

Sobre a companhia

Com 18 anos de atuação, a Cia A Dita Cuja desenvolve criações autorais voltadas para o teatro de rua, palhaçaria, perfomance e teatro de animação. Suas montagens ocupam espaços não convencionais e promovem um diálogo direto com o público, reforçando o acesso democrático à arte. A companhia também realiza oficinas, festivais e projetos de formação em diversas cidades do país.

SERVIÇO
“M&M Show” da Cia A Dita Cuja em Prudente

Oficina: 27/9 - das 14h às 17h, no Galpão da Lua - Rua Júlio Tiezzi, 130 - Centro
Apresentação: 27/9 - às 20h, no Galpão da Lua
Gratuito e acessível em Libras



 

 

Publicidade

Veja também