Prudente recebe “Maria Peregrina” nesta tarde, na Praça do CEU

Peça apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis, e aborda o universo cultural do interior do Estado de São Paulo; classificação é livre 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2021
Horário 08:00
Foto: Cedida/Associação Cultural Soarte
Histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças que revelam a vida de Maria Peregrina
Histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças que revelam a vida de Maria Peregrina

Neste domingo, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), promove a peça teatral “Maria Peregrina”, às 16h, na Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), na zona leste da cidade, com classificação livre e entrada gratuita.
O espetáculo, do Grupo Soarte e texto de Luis Alberto de Abreu, apresenta características do teatro popular, com referências como a Folia de Reis, e aborda o universo cultural do interior do Estado de São Paulo. É uma peça que traz na sua dramaturgia momentos de drama e comédia e tem o objetivo de levar ao público entretenimento e reflexão.
O evento será realizado com apoio do ProAC, Grupo Soarte, SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Sinopse do espetáculo

Um romeiro a caminho de Aparecida (SP) encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar sua identidade. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam, permitindo que a memória desta mulher misteriosa seja reconstruída. 
As histórias narradas pelo romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do Estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos (SP), cidade onde viveu e faleceu.
 

 

Veja também