Prudente registra 60% do volume de chuva esperado para março nesta quinta

De acordo com Estação Meteorológica da Unoeste, foram registrados nesta tarde 78,6 mm; cenário marca chegada da primeira frente fria do outono, que ameniza temperaturas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 21/03/2024
Horário 17:05
Foto: Reprodução/Redes sociais
Chuva registrada nesta quinta-feira causou alagamentos na cidade
Chuva registrada nesta quinta-feira causou alagamentos na cidade

Presidente Prudente tem chuvas fortes nesta quinta-feira. De acordo com o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foram registrados nesta tarde 78,6 mm na Estação Meteorológica da universidade, localizada no campus 2. O especialista em Agrometeorologia e Climatologia, Alexandrius de Moraes Barbosa, aponta que o volume corresponde a 60% do esperado para o mês de março. Houve alagamento no Parque do Povo.

Conforme Alexandrius, o dia marca a chegada da primeira frente fria do outono, que teve início nesta quarta-feira. Ele explica que a vinda desse ar mais frio irá promover um alívio no calor registrado nos últimos dias. A tendência é de que as temperaturas máximas fiquem abaixo de 30 °C a partir desta sexta-feira. As chuvas na região se mantêm até domingo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a possibilidade de fortes pancadas de chuva em diversas regiões do Estado entre hoje e sábado. O órgão destaca volume de 60 mm nesta parte do oeste paulista. A orientação é que, em casos de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo 199, a Polícia Militar no 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Equipes em atendimento

A Prefeitura de Prudente informou à reportagem que as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com apoio das secretarias municipais, estão neste momento no atendimento às ocorrências do temporal. Por ora, não foram registradas quedas de troncos e árvores em decorrência da chuva.

Em relação aos pontos de alagamento, a administração municipal reforça que parte das ocorrências está relacionada a bocas de lobo obstruídas por resíduos jogados irregularmente nas ruas. Quanto aos locais onde há necessidade de intervenção, o município tem buscado realizar as obras necessárias, como é o caso do serviço em andamento na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, com o objetivo de evitar o alagamento na Rua Carolina Lanner Bongiovani. 

“Cabe lembrar que obras de maior monta, como é o caso do Parque do Povo, demandam alto investimento financeiro. A administração chegou a pleitear financiamento junto à Caixa Econômica para viabilizar tais obras, mas o pedido não foi aprovado pela Câmara”, argumenta.

Minimização de impactos

Atenta às mudanças climáticas, a Energisa Sul-Sudeste comunica que já mobilizou suas equipes e, assim como a Defesa Civil, está reforçando preventivamente as orientações de segurança à comunidade para evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos. 

O gerente de Operação da Energisa, Tiago Luis Diório Sanches, explica que, por meio do monitoramento climático, a concessionária vem acompanhando a aproximação das chuvas que, conforme a previsão, devem atingir as principais cidades de sua área de concessão até domingo. “Essas informações são imprescindíveis para que possamos nos preparar, a fim de minimizar os impactos que as chuvas e ventos fortes podem causar à rede elétrica”, destaca.

Dessa forma, a distribuidora já pode colocar o seu plano de contingência em prática e, com equipes de prontidão, se antecipar para que a resposta, caso as previsões se confirmem, seja a mais eficiente possível.

“Nosso papel neste momento é informar como estamos trabalhando e reforçar o compromisso de atuar de maneira antecipada para garantir a segurança e continuidade do fornecimento de energia na nossa região”, acrescenta o gerente.

Cuidados necessários

Juntamente com o trabalho operacional preventivo, Tiago faz questão de frisar a importância das dicas de segurança, visando evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.

“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, aconselha.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Além disso, não usar o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.

Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, o indivíduo não deve parar embaixo de árvores de grande porte, mas estacionar em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permanecer no veículo até o tempo ruim passar. “Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente", pontua.

Se encontrar cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, o cidadão não deve se aproximar em hipótese alguma. É preciso acionar a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa no WhatsApp (gisa.energisa.com.br).

Foto: Reprodução/Redes sociais - Temporal foi registrado na tarde desta quinta

Foto: Caio Gervazoni - Chegada de ar mais frio irá promover alívio no calor registrado nos últimos dias

Publicidade

Veja também