Prudente sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura no dia 7

O secretário municipal de Cultura de Prudente, José Fábio Sousa Nougueira, espera receber cerca de 500 pessoas no evento.

VARIEDADES - Elaine Soares

Data 27/06/2013
Horário 09:51
 

Presidente Prudente sediará a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Oeste Paulista, a ser realizada no domingo, 7 de julho, das 9h às 17h, no teatro do Colégio Cristo Rei. Ao todo, 26 cidades participarão do evento, que tem como tema geral "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do sistema municipal de cultura na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira". Na ocasião, serão escolhidos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Cultura, que deve ocorrer em setembro.

Jornal O Imparcial Nougueira: "Por ser no fim de semana, encontro deve reunir um número maior de interessados"

O encontro precisa ser realizado ou frequentado por toda cidade inscrita no Programa Nacional de Cultura e serve como arena para a discussão de novas propostas, bem como para troca de experiências entre artistas, autoridades e amantes da arte em geral.

No local, os participantes poderão ouvir palestras que giram em torno de quatro eixos, sendo eles: implementação do sistema nacional de cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento. Cada uma destas vertentes trará um foco específico.

De acordo com o decreto de convocação da conferência, um dos objetivos do encontro é "propor estratégias para universalizar o acesso dos brasileiros à produção e à fruição dos bens e serviços culturais". E ainda encontrar um meio para fortalecer a cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável, entre outras finalidades.

 

Público

O secretário municipal de Cultura de Prudente, José Fábio Sousa Nougueira, espera receber cerca de 500 pessoas no evento. Segundo ele, o fato de o encontro ser marcado no final de semana é para facilitar a participação de um número maior de interessados em discutir o tema. Explica que a intenção era promover a 2ª Conferência Municipal, mas a pedido do Ministério da Cultura (MinC), o encontro tomou outra dimensão, sendo aberto às demais cidades.

Lembra ainda que "como toda e qualquer conferência, esta existe para ouvir a sociedade". "É aberta a todo cidadão que quiser contribuir com propostas de políticas culturais que poderão vir a ser defendidas em São Paulo ou até mesmo em Brasília , posteriormente", frisa. Durante o evento, está prevista plenária geral para apreciação das proposições.

A comissão organizadora da I Conferência Intermunicipal do Oeste Paulista é composta por autoridades de Prudente, Adamantina, Presidente Epitácio, Flórida Paulista e Emilianópolis. Conforme o secretário, a 3ª Conferência Nacional de Cultura está prevista para ocorrer em novembro. Dela participarão os delegados escolhidos na esfera estadual das conferências.
Publicidade

Veja também