Prudente sobe 41 posições no ranking das cidades mais inteligentes

Cidade saltou do 89º lugar em 2024 para 48ª posição neste ano; segurança, telecomunicação, resíduos sólidos, esgotos e água são alguns dos eixos com melhor desempenho

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2025
Horário 18:46
Foto: Arquivo
Prudente alcançou 48ª posição do ranking Connected Smart Cities 2025
Prudente alcançou 48ª posição do ranking Connected Smart Cities 2025

Presidente Prudente alcançou a 48ª posição do ranking Connected Smart Cities 2025, que analisou os 5.565 municípios brasileiros. A cidade obteve nota 51,19 e ficou como 15ª colocada do Estado de São Paulo, 24ª da região Sudeste e 23ª entre aquelas acima de 100 mil e abaixo de 500 mil habitantes. No ano passado, o município estava em 89º lugar no ranking geral, na 49ª colocação na região Sudeste e na 50ª posição na lista de cidades acima de 100 mil e abaixo de 500 mil habitantes.

Foram avaliados 13 eixos temáticos, como economia e finanças, educação, inovação e empreendedorismo, mobilidade, meio ambiente, segurança e governança, entre outros.

Prudente de destacou nos eixos Segurança (87), Telecomunicação (76), Resíduos Sólidos, Esgotos e Água (74), Governança (67), Educação (63) e Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar (50).

Cada eixo avalia uma série de indicadores. Em Telecomunicação, uma das maiores notas de Prudente, foram avaliados o número de acessos à telefonia móvel por 100 mil habitantes, o número de acessos à internet por 100 mil habitantes e a porcentagem de domicílios cobertos por 5G, por exemplo.

No quesito Resíduos Sólidos, Esgotos e Água (74), foram avaliadas a porcentagem da população da cidade com coleta regular de resíduos sólidos domiciliar, a porcentagem da população da cidade com serviço de abastecimento de água potável, entre outros.

Os itens valiados estão detalhados no site ranking.mysmartcity.scipopulis.com, no qual há todos os critérios considerados pelo ranking.

Conforme o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, esses resultados foram possíveis "graças à implementação gradual do Programa Prudente + Inteligente, que realiza a transformação digital do município utilizando inovações tecnológicas e criatividade para tornar o funcionamento dos serviços prestados aos cidadãos mais eficiente, mais econômico e mais sustentável".

O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), ressaltou que "o reconhecimento é o resultado do trabalho da equipe, dos servidores e da comunidade, que têm se dedicado na busca por uma cidade melhor".

Publicidade

Veja também