Prudente soma 20 casos de tuberculose neste ano

VEM presta orientações sobre doença nesta quarta, no Atende Prudente; cidade é referência no tratamento no Estado, por meio do Ambulatório de Tisiologia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/03/2024
Horário 16:58
Foto: Cedida
Nesta segunda, Praça Nove de Julho recebeu ação com orientações sobre tuberculose
Nesta segunda, Praça Nove de Julho recebeu ação com orientações sobre tuberculose

Em Presidente Prudente, foram confirmados neste ano 20 casos de tuberculose. Em todo o ano passado, foram 59, apontam dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

O órgão, em parceria com a Uniprudente, promoveu uma ação nesta segunda-feira, na Praça Nove de Julho, para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.

Na iniciativa, os profissionais realizaram aferição de pressão arterial, orientações sobre a tuberculose, como sintomas e onde procurar ajuda, e panfletagem com a temática. Além da estrutura montada para receber os pacientes, as equipes também percorreram a praça para ampliar o número de atendidos e disseminar as informações.

Uma segunda ação acontecerá nesta quarta-feira, nas dependências do Atende Prudente.

Referência no tratamento

Prudente é referência no tratamento da tuberculose em todo o Estado de São Paulo. O Ambulatório de Tisiologia, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, é gerenciado pelo médico Paulo José Mascarenhas Mazaro.

Além dos casos positivados, o Ambulatório de Tisiologia realiza o tratamento de prevenção aos comunicantes, que geralmente são familiares que residem na mesma casa com os positivados. A quimioprofilaxia é indicada para que a doença não seja desenvolvida. 

Os principais sintomas são tosse persistente há mais de três semanas, emagrecimento, febre no fim da tarde, suor noturno e escarro amarelado. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que deve ser realizado por no mínimo seis meses, podendo ser estendido até 18 meses.

Publicidade

Veja também