Prudente tem 1ª reunião para discutir método que usa bactéria para combater dengue

Município desenvolverá plano de trabalho para liberar Aedes aegypti infectado com microrganismo que impede desenvolvimento de vírus no mosquito

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/11/2023
Horário 17:11
Foto: Divulgação/Fiocruz
Como funciona o método Wolbachia
Como funciona o método Wolbachia

Em Presidente Prudente, o auditório da Prudenprev (Sistema da Previdência Municipal) sediou, nesta quinta-feira, a primeira reunião para implementação do método Wolbachia na cidade.

O município é um dos primeiros a serem visitados pelo Ministério da Saúde para a coleta de informações que serão utilizadas para dar início ao uso da tecnologia, que consiste na liberação de Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, a qual impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo assim a transmissão de arboviroses.

Durante a reunião, foi apresentado o fluxo de trabalho nas etapas de implementação do método. Já à tarde, as equipes visitaram as instalações municipais de controle vetorial.

Conforme o líder de relações institucionais da Fiocruz/WMP (Fundação Oswaldo Cruz/World Mosquito Program), Diogo Chalegre, esse método é uma alternativa complementar e não uma "bala de prata" que irá zerar os casos. Segundo ele, essa bactéria é natural e está presente em mais de 50% dos insetos da natureza, no entanto, não existe no mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Aline Rabello, o método é uma política pública adicional para o controle de arboviroses. Ela explica que será preciso capacitar os recursos humanos para um trabalho específico de educação nas escolas por meio do engajamento comunitário.

A profissional esclareceu que esse método já foi implementado em outros países. No Brasil, houve pesquisas em Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrolina (PE) e Campo Grande (MS). Em Niterói, por exemplo, houve redução de 70% dos casos de dengue nas áreas instruídas.

Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receberem o método. Outras reuniões ocorrerão em Foz do Iguaçu (PR), Natal (RN), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR).

Nesta sexta-feira, uma nova reunião segue a partir das 9h até as 15h30, no mesmo local. Haverá formação de grupo de trabalho para início da construção da proposta de implementação municipal e agendamento das próximas reuniões do comitê gestor. No período da tarde, a equipe dá andamento à apresentação do esboço de plano de trabalho do município.

Publicidade

Veja também