Prudente tem 5G ativo, mas sinal depende de expansão da rede e de celulares compatíveis

Por enquanto, cidade conta com 16 estações; Anatel lista 155 aparelhos habilitados a ter acesso à tecnologia de quinta geração

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/01/2024
Horário 04:00
Foto: Arquivo
Estações de 5G estão presentes em 16 pontos da cidade
Estações de 5G estão presentes em 16 pontos da cidade

Munícipes de Presidente Prudente já começam a perceber o sinal 5G em seus aparelhos celulares. Conforme noticiado por O Imparcial, até o momento a cidade conta com estações em 16 pontos da zona urbana: 15 são da Vivo e um é da Tim.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a estação da Tim está localizada na Avenida Ademar de Barros, 6, no Jardim Aviação.

Já as 15 estações da Vivo estão na Rua Doutor Gurgel, s/n, em frente ao número 149, no Centro; Rua Tenente Nicolau Maffei, s/n, em frente ao 470, no Centro; Rua Roberto Borghi, s/n, no Jardim Petrópolis; Rua Tuiuti, 90, na Vila Mathilde Vieira; Rua Rui Barbosa, 913, no Condomínio Residencial Edifício Pereira Teotônio, no Centro; Avenida Washington Luiz, 2.491, Residencial Casemiro Bôscoli, no Jardim Paulista; Estrada Municipal Bairro Cedro, s/n, Recanto Saganara, na Vila Nova Prudente; Avenida Juscelino Kubitschek, 3.502, no Jardim Maracanã; Avenida Getúlio Vargas, 106, no Condomínio Edifício Portal do Bosque; Avenida Marechal Deodoro, 400, Condomínio Edifício Virgílio Reis, na Vila São Jorge; Avenida Washington Luiz, 840, Condomínio Edifício João Giglio, no Centro; Rua Das Indústrias, s/n, no Jardim Eldorado; Rua João Gianetti, 76, no Jardim São Luís; Rua Mendes De Morais, 2530/2590, na Vila Paulo Roberto; e Rui Barbosa, 315, no Centro.

Quais celulares suportam 5G?

É importante frisar que nem todo aparelho celular é compatível com esta tecnologia. A Anatel disponibiliza uma página na qual podem ser conferidos os 155 telefones 5G certificados e homologados pela agência (informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g).

“É importante ressaltar que a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede. Dessa forma, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto”, esclarece.

Desde maio

Presidente Prudente está apta a receber a infraestrutura destinada à tecnologia de quinta geração desde o segundo dia de maio de 2023, conforme autorização concedida pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). 
As operadoras precisam contemplar o município com a proporção de uma estação a cada 15 mil habitantes até 31 de julho de 2026.
A Anatel explica que, quanto aos bairros e regiões de cada cidade onde o sinal estará presente, cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede. Assim, algumas podem optar por iniciar com uma cobertura mais focada na região central, enquanto outras escolhem expandir para outros bairros, mas com menos densidade de estações no centro.
“Sendo assim, é natural que nesse momento inicial nem todas as operadoras atendam todas as regiões”, pontua.

Vantagens do 5G

A Anatel explica que o 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. Entre os avanços esperados (em relação ao 4G), estão aumento das taxas de transmissão, ou seja, maior velocidade; baixa latência, o que implica na redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações; maior densidade de conexões, isto é, aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área; maior eficiência espectral, o que significa o incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético; e maior eficiência energética dos equipamentos, redução do consumo de energia e, consequentemente, aumento da sustentabilidade.

Leia mais:

Sinal 5G será liberado para 24 municípios da região até 30 de junho

Publicidade

Veja também