Prudente tem, ao menos, 7 pretensos candidatos

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 09/01/2016
Horário 05:41
 

Com a proximidade das eleições municipais, agendadas para 2 de outubro de 2016, os partidos e os aspirantes a cadeiras públicas de Presidente Prudente começam a se mobilizar nos bastidores da política, para montar as chapas que concorrerão à Prefeitura. Até agora, são pelo menos sete o número de pré-candidatos com intenção de assumir a cadeira que hoje é ocupada por Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB): Ed Thomas (PSB); Fábio César Sato (PPS); Izaque José da Silva (PSDB); João Cláudio da Silva, Dodô (PTC); José Lemes Soares (PRB); Nelson Roberto Bugalho (PV); e Valmir da Silva Pinto (PTB).

Ainda assim, no entanto, para a maioria dos possíveis candidatos, "ainda é cedo" para uma definição mais concreta, o que deverá ocorrer apenas entre fevereiro e março, na previsão dos políticos. Isso porque os pretensos candidatos prudentinos conversam entre si para analisar a possibilidade de parcerias e criação de coligações.

Apesar de citado, nos bastidores, como possível candidato à Prefeitura de Prudente em 2016, o atual secretário de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues, informa que atualmente está focado em sua atuação na pasta e no compromisso que assumiu com a atual gestão, sem preocupações com o cenário político. O médico Talmir Rodrigues (PV), candidato a prefeito nas eleições de 2012, também informou que não pretende concorrer neste ano.

Ontem, a reportagem tentou falar com o diretor-presidente da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Mateus Martins Godoi, que também tem nome ventilado nos bastidores para pleitear a cadeira do Executivo, mas as ligações ao seu telefone celular não foram atendidas.

 

Pré-candidatos

O deputado estadual Ed Thomas afirmou que tem a pretensão de se candidatar e que já colocou seu nome à disposição do partido, mas salientando que a decisão caberá à legenda. "Até lá, meu foco é o meu mandato, trabalhar, produzir e levar benefícios para a população. Porém, eu estou político, então há intenção de uma candidatura no ano que vem", declara. Para Ed, o atual momento é de "conversa com pretensos candidatos, com respeito, para pensar nas uniões visando o que é melhor para Prudente, e não para o candidato ou para o partido, sempre com muita humildade".

Fábio Sato, por sua vez, também garantiu que há intenção de candidatura, a qual é inclusive apoiada pela liderança do seu partido. "Eu venho conversando com o presidente nacional e ele está dando todo o apoio, mas nossa posição oficial só será divulgada em março de 2016", pontua. Segundo ele, existe uma procura por um "arranjo" em âmbito local, na chapa, mas também é possível que se siga a tendência estadual de coligação.

O vereador Izaque Silva, por sua vez, também declarou que o PSDB fez reuniões neste ano e já definiu seu nome como o de pré-candidato, mas salientando que "muito ainda pode acontecer" até um posicionamento oficial para as próximas eleições. "Existe essa possibilidade, mas estamos na fase da conversação, do namoro. Ainda é cedo para uma definição mais real", declara.

Dodô também informou que é pré-candidato, e afirmou que partidos já o procuraram para uma possível coligação. Para ele, a partir de março, as chapas começarão a se formar e a pré-campanha terá início. Já o empresário do Grupo Andorinha, José Lemes Soares, já lançou sua pré-candidatura em Prudente no início deste mês oficialmente com uma cerimônia, realizada no Tênis Clube de Prudente, segundo a Assessoria de Imprensa do candidato.

Nelson Bugalho, também citado nos bastidores como possível candidato para chefiar o Executivo prudentino, também declarou que é pré-candidato. Na última eleição para deputado estadual, apesar de não ser eleito, ele recebeu 50 mil votos dos eleitores regionais. "Minha experiência como promotor de Justiça, como vice-presidente de uma estatal , e minha formação na área de urbanismo e meio ambiente, me fazem desejar ser prefeito de Prudente", informa. Valmir da Silva Pinto, por sua vez, que também é vereador atualmente e foi presidente da casa de leis no último biênio (2012-14), expõe que tem intenção em se candidatar à Prefeitura e busca a viabilização disso politicamente. "Preciso ainda conversar com o partido, buscar apoios e a estruturação dessa candidatura", explica.

 
POSSÍVEIS NOMES*

Ed Thomas (PSB);

Fábio César Sato (PPS);

Izaque José da Silva (PSDB);

João Cláudio da Silva, Dodô (PTC);

José Lemes Soares (PRB);

Nelson Roberto Bugalho (PV);

Valmir da Silva Pinto (PTB).

* Candidatos que confirmaram à reportagem a pretensão
Fonte: Levantamento da reportagem
Publicidade

Veja também