Prudente tem saldo positivo de 393 postos de trabalho em outubro

Dados do Novo Caged revelam que no décimo mês do ano ocorreram 2.816 admissões e 2.423 desligamentos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 08/12/2023
Horário 04:00
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Atividade econômica com maior contratação no período foi o comércio
Atividade econômica com maior contratação no período foi o comércio

Dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que Presidente Prudente teve saldo positivo na geração líquida de empregos, em outubro, com 393 novos postos trabalhos contabilizados. No décimo mês do ano, foram 2.816 admissões contra 2.423 desligamentos. A atividade econômica com maior número de contratações no período, o comércio registrou 957 admitidos e 709 desligados no setor. O saldo, de 248 novos trabalhadores é 27% maior que em setembro, quando a marca foi 195.

Do total do saldo de novas contratações, além das 248 vagas que foram para o comércio, o setor de serviços teve 67 registros. Já a construção marcou 32 e foram somadas ainda outras 28 novas admissões na indústria. A agropecuária ficou com 18 novos trabalhadores.

Com tais números, Prudente chegou ao nono mês consecutivo de 2023 com resultado positivo na geração líquida de empregos, porém, com retração de 39 novas admissões em relação o mês anterior, quando a marca registrada foi de 432 no saldo de novos empregos.

Em alta

O presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, explica que 2023 foi um ano difícil para o comércio e que isso refletiu no número de contratações de colaboradores, no primeiro semestre. “Porém, no segundo semestre, os resultados entraram num movimento crescente, de modo que chegamos a outubro com 248 novas vagas, número que decorre das contratações para o fim de ano, considerando Black Friday e Natal”, salienta.

Relata, no entanto, que a associação já mantinha uma boa expectativa de crescimento. “Agora, com um cenário econômico mais favorável e a programação intensa do Natal da Gente, que deverá colaborar nas vendas do comércio de Prudente, esperamos uma boa performance neste fim de ano e que muitos dos trabalhadores temporários possam ser efetivados no início de 2024”, complementa.

Na expectativa

Do saldo de contratações de outubro, 67 foram para o setor de serviços. O número é 36% menor que o registrado em setembro, que foi de 105 novos empregos. Este cenário, no entanto, deve ser revertido já agora em novembro, bem como no último mês do ano, pontua o gerente regional do escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Prudente, José Carlos Cavalcante

“A expectativa para novembro e dezembro é que ocorra um aumento nos postos de trabalho para o setor de serviços em função das festas de finais de ano. Tradicionalmente nesses meses sempre ocorre um aumento nas vagas para o setor de serviços”, reforça.

NOVO CAGED
Em Prudente, demais setores da atividade econômica também fecharam mês de outubro no positivo: 

•    Setor de serviços teve saldo de 67 novos empregos (1.161 admissões e 1.094 desligamentos); 
•    Indústria teve saldo positivo de 28 novos postos de mão de obra (400 admissões e 372 desligamentos); 
   No segmento da construção, saldo foi de 32 novos cargos de trabalho (250 admissões e 218 desligamentos); 
•    Setor da agropecuária fecha a lista com saldo positivo de 18 novos empregos gerados (48 admissões e 30 desligamentos). 

Fotos: Arquivo


Raul Audi, presidente da Acipp: “Esperamos uma boa performance neste fim de ano”


Cavalcante revela expectativa de aumento nas vagas para o setor de serviços

Publicidade

Veja também